Os deputados Josué Neto (Patriota) e Wilker Barreto (Podemos) protagonizaram mais uma discussão e desta vez com ampla propagação nas redes sociais. A confusão aconteceu na sessão plenária de quarta-feira, 10/03, durante debate sobre a criação da Lei do Gás. Os ânimos ficaram alterados e, no meio do bate-boca, sobraram até mesmo acusações de cunho sexual.

O debate começou com a indagação de Wilker Barreto, que questionou a forma emergencial como tramitou o Projeto da Lei do Gás, de autoria do Executivo. Enquanto Wilker questionava a legalidade da matéria, apontando incoerências baseadas no Regimento Interno da Aleam, Josué insistentemente interrompia a fala do parlamentar que reagiu. “Eu escutei aqui as asneiras calado”, atacou Wilker.

Josué rebateu logo na sequência e pediu respeito. “Como vossa excelência falou que os deputados falam asneiras, as asneiras são faladas por vossa excelência. Não comungue meu nome com asneira”, pediu Josué.

O embate ficou mais sério com falas preconceituosas e desconexas ao tema em discussão. “Eu sou macho, eu sou homem, eu não gosto de pessoa do mesmo sexo. Vossa excelência poderia me esquecer um pouco, por favor?” disparou Josué.

Wilker finalizou a troca de ofensas criticando Josué. “Vossa excelência não se comporta da altura do que é esse parlamento. Não tem conteúdo para discutir e se apequena na discussão”, lamentou.

Respostas

O Toda Hora procurou os deputados para falar sobre o assunto. Enquanto Josué lamentou que o colega o responsabilizasse pela tramitação da matéria, Wilker disse que o ex-presidente da Casa se disse surpreso com a discussão.

“O deputado Wilker proferiu meu nome dezenas de vezes, imputando a mim uma responsabilidade que não me compete. Ele me responsabilizou diversas vezes pela tramitação da matéria. Mas mesmo antes disso, solicitei que ele não mais pronunciasse meu nome, principalmente por me responsabilizar por algo que não é da minha função”, respondeu Josué Neto.

A assessoria de Wilker Barreto disse que a fala de Josué foi intempestiva. “Vale lembrar que o deputado em nenhum momento tratou o Josué com algum juízo de valor, ou mesmo o tratando com algum desprezo que afete qualquer tipo de orientação sexual”, pontuou.

Polêmicos

As polêmicas envolvendo as falas de Josué e Wilker não são de hoje. Em 2020, durante as sessões remotas em virtude da pandemia da Covid-19, não faltou troca de ofensas entre os deputados. Um dos embates que mais se destacou envolveu a base do governo e a oposição.

Na discussão, Wilker chamou as deputadas Alessandra Campelo (MDB) e Joana Darc (PL) de ‘Marias do bairro’, em referência à personagem de uma novela mexicana. Na época, o parlamentar disse que as sessões estavam virando feira e que as ‘Marias do bairro’ não deixavam ninguém falar. Joana disse que denunciaria as falas à Justiça.

Josué, por diversas vezes, no ano passado, também usou a tribuna para falas descontextualizadas. Ao cobrar a apresentação da proposta do governo sobre a Lei do Gás, o parlamentar se referia ao governador Wilson Lima (PSC) como ‘desgovernador’ e governador de Nárnia. Em outro momento sugeriu que a administração estadual ‘cagava’ na cabeça dos deputados e que Wilson tinha  ‘dificuldade de raciocínio’.

Artigo anteriorAmazonas entrega mil cestas básicas doadas ao Estado pelo Programa Pátria Voluntária
Próximo artigoDurante Operação Enchente 2021, Wilson reforça ações na área da saúde