Brasil – O ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) foi denunciado, nesta quinta-feira (14), pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pelo crime de homofobia.

Wyllys criticou o governador Eduardo Leite no Twitter, em julho deste ano, por conta das escolas cívico-militares. Na ocasião, ele se referiu ao chefe do Executivo do RS de “gays com homofobia internalizada” que desenvolveu “libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”.

– Que governadores héteros de direita e extrema direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então – escreveu Wyllys na mensagem que foi apagada a pedido da Justiça.

Leite respondeu que levaria o caso para a Justiça e, agora, a promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa se manifestou dizendo que o petista cometeu injuria contra o gaúcho “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.

– Ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima, relacionados à sua orientação sexual, quando poderia limitar-se a crítica do fato, objeto da inconformidade, o denunciado extrapolou a liberdade de expressão e atingiu deliberadamente e com animus injuriandi (intenção de injuriar), a honra subjetiva da vítima – diz a promotora.

Fonte: Pleno News

Artigo anteriorLexa tem bens penhorados para pagar dívida de MC Guimê
Próximo artigoEm Cuba, Lula critica modelo de negócios de empresas de tecnologia