Brasil – O cerco se fecha cada vez mais para Jair Bolsonaro, que está nos EUA desde 30 de dezembro de 2022. Além de ser alvo de pedido de extradição feito por senadores norte-americanos, o ex-presidente agora é denunciado por suposta fraude em sua tentativa de permanência no país.

Nesta sexta-feira (3), o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) protocolou ofícios junto à embaixada dos Estados Unidos no Brasil e à brasileira em solo americano nas quais requer que Bolsonaro seja investigado na Unidade de Prevenção a Fraudes e no Departamento de Segurança Interna do Estado norte-americano.

Entre as alegações para a denúncia, o parlamentar destaca o fato de que Bolsonaro pediu mudança no status de seu visto para permanecer legalmente no país como turista enquanto “há diversos indícios de que o ex-presidente pretende realizar atividades profissionais, remuneradas, durante sua estadia, e não apenas realizar atividades turísticas, como supostamente requer no processo apresentado”.

Nos últimos dias, Bolsonaro participou de eventos fechados da extrema direita dos EUA, com venda de ingressos, e já sinalizou que pretende realizar palestras.

“Parece claro que a grande motivação para permanecer em território norte-americanos é o intuito de fugir das gravíssimas investigações e processos que correm contra ele, por isso 41 membros do Congresso dos Estados Unidos da América pediram que seu visto fosse revogado, após os ataques de seus seguidores às instituições democráticas brasileiras. Mas há diversos indícios de que, além disso, o ex-Presidente Bolsonaro pretende realizar atividades profissionais, remuneradas, durante sua estadia, e não apenas realizar atividades turísticas, como supostamente requer no processo de obtenção de visto de turista”, diz um trecho do ofício enviado por Reginaldo Lopes às embaixadas.

O parlamentar ainda alerta as autoridades dos EUA que Bolsonaro, em diversas ocasiões, declarou que não tomou a vacina contra a Covid-19. “Como a comprovação de vacinação completa é requisito para o ingresso no país de cidadãos comuns, há que se averiguar se esta não é mais uma irregularidade em sua permanência em território norte-americano sem o visto diplomático”, pontua o petista.

Via: Revista Fórum

Artigo anteriorWilson Lima dá início ao ano letivo nas escolas estaduais e lança segunda fase do Novo Ensino Médio
Próximo artigoLula: BNDES foi vítima de “mentira tresloucada” de Jair Bolsonaro