Neste domingo (26/10), escolas de todo o estado receberam candidatos para a aplicação das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O processo de seleção, que contou com mais de 48 mil inscritos, aconteceu, simultaneamente, em Manaus e nos 61 municípios do interior, em um dia marcado pela expectativa de candidatos que buscam uma vaga no ensino superior público e de qualidade.

O exame foi realizado em 167 locais, sendo 76 escolas na capital e 91 no interior, com a participação de candidatos das Etapas de Acompanhamento I, II e III. Ao todo, o SIS oferta 2.254 vagas, distribuídas entre 1.179 para a capital e 1.075 para o interior, reafirmando o compromisso da UEA com o acesso ao ensino superior em todas as regiões do Amazonas.

Os portões foram abertos às 12h e fechados às 12h50 (horário de Manaus), com início das provas às 13h e término às 18h. As provas do Vestibular 2025, acesso 2026, iniciam nessa segunda-feira (27/10) e terminam na terça-feira (28/10). A organização reforçou a importância de os candidatos chegarem com antecedência para evitar imprevistos, em virtude do grande número de participantes distribuídos em diferentes localidades.

De acordo com o pró-reitor de Interiorização da UEA, Prof. Dr. Valber Martins, que esteve presente na abertura do SIS representando o reitor, Prof. Dr. André Zogahib, a realização simultânea das provas em todo o estado reafirma o compromisso da universidade com o acesso ao ensino superior de qualidade em todas as regiões do Amazonas.

“Sentimos que esse é o nosso melhor momento, porque podemos oportunizar a realização de sonhos desses jovens amazonenses para que eles possam ingressar no curso superior e vislumbrar um futuro melhor, com uma inserção mais fácil no mercado de trabalho futuramente. Esse ano, temos uma novidade que é o curso de Bacharelado de Inteligência Artificial, ofertado para dois municípios do interior: Itacoatiara e Parintins, cada um contemplado com 30 vagas, o que demonstra, mais uma vez, que a UEA anda em consonância com a realidade educacional nos dias de hoje, sempre atenta para as novidades, especialmente também na área de tecnologia”, destacou.

O diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), Prof. Dr. Jonas Oliveira, ressaltou o trabalho logístico e o empenho das equipes envolvidas. “Estamos aplicando a prova em todos os municípios, inclusive em algumas comunidades indígenas que estão um pouco mais distantes, como Belém do Solimões, em Tabatinga. É um trabalho muito grande, porque estamos falando de 62 municípios e não é simples. Estamos falando de uma logística que é aérea, terrestre e fluvial. Uma logística complexa, com todo um sistema de segurança identificado o tempo todo via GPS, qualquer movimento, abertura ou ruptura são identificados na mesma hora e informado para gente”, disse.

Estudante do 2º ano do ensino médio, Thaís Gabrielly, de 17 anos, chegou cedo para realizar as provas do SIS, Etapa II, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA). Determinada, ela sonha em conquistar uma vaga no curso de Enfermagem. “Estou tranquila em relação à prova, acho que vai dar certo. Quero fazer Enfermagem nesse campo, aqui, de Ciências da Saúde. Já pensei em vários cursos durante a minha vida, já tive várias opções. Já pensei em Direito, já pensei em História, já pensei em Licenciatura. Mas acabei escolhendo a Enfermagem. Eu me apaixonei pela profissão”, comentou a estudante.

A estudante revelou que o Pré-Vest da UEA, curso pré-vestibular on-line e gratuito, foi fundamental na sua preparação para a prova. “Eu me organizava e assistia aos vídeos pelo perfil do Pré-Vest. Estudei todos os conteúdos por lá e organizava. O Pré-Vest me ajudou muito”, comentou Thaís Gabrielly.

O apoio da família tem papel essencial no desempenho dos estudantes. Mãe de Thaís Gabrielly, a professora de educação infantil Tatiana Souza fez questão de acompanhar a filha no dia da prova. Para ela, os pais são peças fundamentais no incentivo aos estudos. “Para mim e para o pai dela é muito satisfatório, porque a gente sempre a incentivou a estudar e estar evoluindo nos estudos. Sou professora de educação infantil, meu esposo é motorista, e sempre pegamos nessa tecla com ela sobre os estudos para ter um futuro promissor e um futuro bom para ela”, declarou.

Abstenção

Durante a realização das provas do SIS, a UEA registrou 5.983 abstenções, o que representa 12,28% do total de candidatos inscritos no certame.

Resultado

O gabarito oficial do SIS será divulgado na quarta-feira (29/10), a partir das 20h. O resultado do Vestibular e SIS será divulgado no dia 5 de dezembro de 2025, junto ao Edital de Matrícula.

Artigo anteriorSuspeita de espionagem transforma guerra entre apps de delivery em investigação policial