
Brasil – Circula nas redes sociais uma publicação dizendo que a ativista sueca Greta Thunberg estaria chegando ao Brasil para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém. É #FAKE.
O que diz a publicação?
Publicado no sábado (15) no Facebook, onde já teve mais de 1,2 mil curtidas, o post tem a seguinte legenda: “Greta Thunberg chega a Belém para participar da maior mobilização da COP30”.
Mas isso não é verdade: a organização do evento descartou a presença da ativista.
O post tem um vídeo de Greta sendo recebida por um grupo de pessoas, que entoam gritos. Em determinado momento da filmagem, a jovem para sob um portão de desembarque e estende um lenço palestino.
O conteúdo mentiroso viralizou ao fim da primeira semana de negociações da COP30, que termina nesta sexta-feira (21).
Por que isso é mentira?
Apesar de ser real — e não produto de inteligência artificial (IA) –, o vídeo mostra Greta Thunberg chegando ao aeroporto de Atenas, na Grécia, em 6 de outubro, após ter sido deportada por Israel. A assessoria de imprensa COP30 negou, por e-mail, a participação da ativista em qualquer evento da conferência: “É fake. Greta Thunberg não virá à COP30”.
O Fridays for Future, movimento fundado por Greta Thunberg, disse: “Greta não utiliza transporte aéreo devido à pegada de carbono gerada pelos voos, o que torna essa viagem inviável para ela”.
Para encontrar a origem do conteúdo, foi utilizada a ferramenta InVID que permite fragmentar o material em vários frames (imagens estáticas). Em seguida, o Fato ou Fake fez uma busca reversa por cada uma dessas “fotos “em motores de busca, como Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar se o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto.
O resultado da pesquisa levou a vídeos publicados em 6 de outubro de 2025 por diversos veículos de imprensa. O registro mostra Greta Thunberg chegando ao aeroporto internacional de Athenas, após ela e mais 170 ativistas terem sido interceptados e deportados por Israel.
Em um dos frames, é possível ver no painel sobre um dos portões de desembarque a mensagem “Chegadas Extra Schengen”, tanto em grego quanto em inglês.
A sinalização deixa evidente que o aeroporto não está localizado no Brasil, mas sim na Europa. Isso porque o espaço Schengen é uma área de 29 países europeus que aboliram os controlos de fronteiras internas, permitindo a livre circulação de mais de 400 milhões de pessoas.
Nesta segunda-feira (17), Greta Thunberg foi vista na cidade de Entroncamento, em Portugal. Questionada pela imprensa local, a ativista respondeu que estava no país a turismo e a trabalho.


