CIDADE DO CABO – Uma família que havia acabado de decorar sua árvore de natal, e admirava o resultado acabou levando um susto ao se deparar com uma cobra venenosa de cerca de 1,5 metro escondida entre os galhos.

O caso aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul. Um especialista, chamado para a captura, confirmou que se tratava de uma boomslang (Dispholidus typus), uma espécie africana extremamente venenosa, mas de comportamento tímido e que raramente ataca se não for ameaçada.
Segundo Rob Wild, ele e sua mulher, Marcela, tinham pendurado todos os enfeites e os dois filhos do casal estavam terminando de colocar presentes no pé da árvore quando Marcela achou estranha a fixação dos dois gatos da família, que observavam atentamente um ponto da decoração natalina.

“Eu não sabia o que era na época, mas pesquisei no Google o que são cobras em nossa área e surgiu imediatamente como uma boomslang. Pensei ‘Santo Moisés, este é o rei de todas as cobras venenosas'”, lembra.

A espécie boomslang é conhecida como uma cobra tímida, porém uma das mais perigosas da África. O veneno destilado na picada causa hemorragias e pode ser fatal para humanos mesmo em pequenas quantidades.
O casal chamou o apanhador de cobras Gerrie Heyns para resgatar o animal. O especialista orientou os dois a não se aproximarem da árvore, mas “manter os olhos na cobra” até a chegada dele, um período de duas horas.
Gerrie usou pinças especiais para o manuseio da cobra e a colocou no chão, onde ele afirma ser mais fácil de manuseá-la.
“Assim que eu a controlei, a família veio imediatamente ver a cobra. Ela não tentou morder ou ficar na defensiva, porque eu não dei razão para isso. Um momento assustador se transformou em um momento emocionante para as crianças”, disse.

O processo de captura foi demorado e só terminou à noite, e por isso Heyns acabou deixando o animal passar a noite em sua casa, antes de libertá-la na natureza no dia seguinte.

Ele acredita que a cobra tenha entrado na residência dos Wild à procura de água, comida e abrigo, e que tenha se refugiado na árvore ao perceber alguma movimentação.

Apesar do alto nível de veneno, Gerrie, que já resgatou centenas de cobras em casas na África do Sul, afirma que a boomslang não é uma cobra que pica com facilidade, apenas quando se sente ameaçada.
Assista o vídeo:
Artigo anteriorGrupo é capturado após cometer arrastões em Manaus
Próximo artigoConcurso Miss Mundo 2021 é adiado após surto de Covid-19 entre competidoras