A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), conta com quatro novos micrótomos no Laboratório de Patologia. Os equipamentos passaram a reforçar, nesta semana, o setor responsável pela emissão de laudos de biópsias para o andamento dos tratamentos de câncer. A aquisição faz parte das ações de modernização do serviço, tendo sido adquiridos pelo valor total de R$ 182 mil.

Conforme o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, a aquisição é um marco para a unidade hospitalar, pois tínhamos dois micrótomos, agora contamos com seis micrótomos. “A vantagem é que temos um equipamento mais moderno e novo. Há cerca de 15 anos o serviço de Patologia não realizava a troca destes equipamentos”, frisou.

Segundo a gerente do Laboratório de Patologia, Emily Franco, os aparelhos desempenham um papel central nos laboratórios de patologia, sendo indispensáveis para a obtenção de cortes finos e precisos de tecidos biológicos. Ela explica que os novos equipamentos influenciam diretamente na qualidade das amostras preparadas e, assim, na precisão dos diagnósticos, identificação de doenças e anormalidades celulares.

Modernização

Desde 2022, o Governo do Amazonas vem modernizando o Laboratório de Patologia da FCecon, com a aquisição de estufas, centrais de inclusão, corador de lâminas automático, montador de lâminas automático, freezer, deionizador e destilador, dentre outros equipamentos.

Os quatro novos micrótomos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Péricles Rodrigues do Nascimento.

Artigo anteriorGovernador em exercício, Roberto Cidade, entrega Centro de Proteção do Idoso revitalizado no bairro Parque 10
Próximo artigoMãe mat4 filho autista e tira própria vida em apartamento