Amazonas – A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realiza entre os dias 22 e 25 de setembro o II Mutirão de Colonoscopia. A ação faz parte da programação do Setembro Verde, campanha de prevenção ao câncer colorretal, doença que tem cura, desde que descoberta na fase inicial.

O mutirão de colonoscopia deve beneficiar 40 pacientes da Fundação, que terão seus exames antecipados, segundo o chefe do serviço de Endoscopia da FCecon, o cirurgião e endoscopista Thiago Paiva. Cerca de 15 profissionais, entre eles médicos endoscopistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de engenharia clínica, vão se revezar, por turno, para realizar o procedimento na unidade.

“Por ser um hospital referência na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, este mutirão engloba estes três quesitos. Primeiro, mostrando para os participantes e comunidade em geral a importância da realização do exame de colonoscopia de forma preventiva. Segundo, o diagnóstico, que, uma vez sendo realizado de forma precoce, pode curar o paciente. E terceiro que, uma vez diagnosticado, pode propor, de acordo com o estágio da doença, o melhor tipo de tratamento”, explica Thiago Paiva.

Artigo anteriorRepórter da Globo morre aos 24 anos vítima de câncer
Próximo artigoAM tem segundo maior crescimento percentual na abertura de negócios no 2º quadrimestre de 2020