A classe artística reagiu de imediato às falas de desprezo do deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) com a categoria. Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), o parlamentar afirmou que não sabe para onde vão os recursos da Cultura e do Esporte e que os investimentos do Estado nessas áreas deveriam ser redirecionados à Saúde, para o enfrentamento do novo coronavírus.

Movimento Mobiliza Cultura Amazonas e a Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) afirmaram, em cartas abertas à sociedade, que não podem aceitar o discurso do parlamentar. Segundo a classe artística, feito por total ignorância do parlamentar sobre o segmento cultural, com os milhares de trabalhadores que envolve, igualmente afetados pela pandemia.

Os artistas chamam Dermilson de creonte, ou seja, de traidor. ‘’Tal afirmativa expõe a sua total falta de compreensão da importância da Cultura, do Turismo e do Esporte para a economia do Amazonas… A economia criativa é responsável por 7% do PIB (Produto Interno Bruto – total de riquezas geradas) do planeta, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas)’’, ensina a Fetam.

O Movimento Mobiliza Cultura Amazonas ressalta que além dos números, os investimentos do Governo na Cultura sustentam famílias, em especial na pandemia. ‘’Sr. Deputado, os trabalhadores da Cultura, principalmente os artistas, também em situação calamitosa, também estão adoecendo de Covid-19… também estão morrendo’’. No documento, o Movimento conclui, sugerindo ao deputado: ‘’Mais trabalho e menos discurso’’.

Confira a Carta Aberta:

[pdf-embedder url=”https://www.amazonasnews.com/wp-content/uploads/2021/02/CARTA-ABERTA-DEP.-DO-PODEMOS-.pdf” title=”CARTA ABERTA – DEP. DO PODEMOS”]

Artigo anteriorWilson reúne com Abrasel para discutir demandas do setor de bares e restaurantes
Próximo artigoCovid-19: máscaras caseiras protegem contra variante encontrada no Amazonas?