Mundo – Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), foi banido de qualquer atividade relativa ao futebol por três anos. Nesta segunda-feira (30), o Cômite Disciplinar da FIFA anunciou a decisão punitiva pelo beijo não consentido na jogadora Jenni Hermoso durante a premiação da Copa do Mundo Feminina. Até então, a suspensão provisória era de 90 dias.

De acordo com a entidade, o ex-presidente violou o artigo 13 do Código Disciplinar, referente ao “comportamento ofensivo e violações dos princípios do fair play”. Entretanto, a punição ainda pode ser contestada. Rubiales tem dez dias para solicitar uma decisão fundamentada ou entrar com recurso no Comitê de Apelações da Fifa.

Veja o comunicado completo:

O Comitê Disciplinar da FIFA proibiu Luis Rubiales, antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), de todas as atividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional durante três anos, por violação do artigo 13 do Regulamento Disciplinar da FIFA.

Este caso refere-se aos acontecimentos ocorridos durante a final da Copa do Mundo Feminina da FIFA, em 20 de agosto de 2023 , pela qual o Sr. Rubiales foi suspenso provisoriamente por um período inicial de 90 dias.

Rubiales foi notificado nesta segunda dos termos da decisão do Comitê Disciplinar da FIFA. De acordo com as disposições pertinentes do Código Disciplinar, ele tem dez dias para solicitar uma decisão fundamentada, que, se solicitada, será posteriormente publicada legalmente em Fifa.com A decisão permanece sujeita a um possível recurso perante o Comitê de Apelações da FIFA.

A FIFA reitera o seu compromisso absoluto em respeitar e proteger a integridade de todas as pessoas e em garantir que as regras básicas de conduta decente sejam respeitadas.

Relembre o caso

Luis Rubiales foi suspenso das atividades enquanto presidente da RFEF após beijar a jogadora Jenni Hermoso na boca durante premiação da Copa do Mundo Feminina. Na ocasião, as atletas espanholas recebiam as medalhas e cumprimentavam os dirigentes. Ele chegou a pedir desculpas pela ação, porém, dias depois, em assembleia extraordinária da RFEF, afirmou que a ação foi consentida e que não renunciaria ao cargo de presidente.

Com muita pressão, o Comitê Disciplinar da Fifa suspendeu Rubiales por 90 dias. No dia 10 de setembro, o ex-presidente também apresentou o pedido de renúncia da entidade.

Ainda em setembro, a Promotoria da Espanha denunciou Luis Rubiales pela acusação de agressão sexual e coerção contra a atacante espanhola Jenni Hermoso. A investigação foi aberta no dia 28 de agosto. Rubiales pode ser punido com multa ou prisão de um a quatro anos se for acusado por agressão sexual. A Lei espanhola não diferente “importunação sexual” de “agressão sexual” e pune qualquer ato sem consenso.

Além da denúncia por agressão sexual, há indícios de coerção por parte do dirigente. Segundo a Promotoria, Rubiales pressionou Hermoso para dar declarações públicas que a ação foi consentida. As autoridades espanholas ainda pedem ajuda aos órgãos australianos para saber quais são as leis do país sobre assédio e, assim, também formalizar denúncia onde ocorreu o crime.

O Ministério Público Espanhol também solicitou uma ordem de restrição de 500 metros contra Luis Rubiales, em relação à jogadora Jenni Hermoso, além de comparecimento ao tribunal quinzenalmente. Ademais, ele não pode se comunicar com ela por qualquer meio durante as investigações.

Fonte: Itatiaia

Artigo anteriorAmazonas terá recursos do Governo Federal para famílias e agricultores afetados pela estiagem
Próximo artigoPrefeitura de Manaus emite nota sobre ações contra fumaça na capital