BRASIL – A farmacêutica americana MSD assinou nesta terça-feira (3) um acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção no Brasil do antiviral molnupiravir. Este remédio contra a Covid-19 de uso oral foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial.

A fundação agora será responsável por armazenar, administrar, rotular, embalar, testar, importar, liberar e fornecer o remédio para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Fiocruz, o contrato prevê ainda a condução de estudos experimentais do uso do medicamento contra outros vírus no Brasil, como dengue e chikungunya.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, celebrou o acordo e destacou que, além da vacinação, o remédio “contribui para a redução o número de pacientes com Covid-19 leve a moderado que progridem para doença grave”, adicionando que o molnupiravir terá um impacto positivo no enfrentamento da pandemia. De acordo com a fabricante, o tratamento com o remédio reduz em até 89% a chance de morte, e é eficiente na redução de hospitalizações.

A Anvisa aprovou nesta quarta-feira (4) o uso emergencial do medicamento molnupiravir para tratamento da Covid-19. Em uso em 17 países, o tratamento foi admitido pelas agências regulatórias de Estados Unidos, Europa, Japão, Reino Unido e Austrália, além de ter o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a Anvisa, o medicamento é indicado para tratar a Covid-19 em adultos em estágios que não requeiram uso de oxigênio suplementar, que apresentam risco aumentado de progressão da doença para casos graves e cujas opções alternativas de tratamento aprovadas ou autorizadas pela agência não sejam acessíveis ou clinicamente adequadas.

O molnupiravir deverá ser recomendado e prescrito durante os cinco primeiros dias após o aparecimento dos sintomas e deve ter seu uso limitado a cinco dias consecutivos. Ainda não há data definida para o início da produção nacional.

Artigo anteriorWhindersson Nunes posta foto de chaveiro com foto da mão do filho que faleceu
Próximo artigoVitória! Ministro Moraes suspende decreto de Bolsonaro que ataca Zona Franca de Manaus