Após as fortes chuvas que atingiram Manaus nesta terça-feira (14), a cidade voltou a enfrentar um cenário de caos e destruição que expõe a falta de preparo da Prefeitura diante de eventos climáticos cada vez mais frequentes. Ruas e becos ficaram submersos, casas foram invadidas pela enxurrada e telhados desabaram com a força do vento.

Na Escola Municipal Francisca Mendes, no bairro São José, zona leste, a calha do telhado cedeu e a água invadiu a entrada de uma sala de aula. Na Comunidade Portelinha, também na zona leste, moradores gravaram vídeos tentando salvar o que podiam após o beco ser tomado pela lama. Em outro ponto da cidade, no Conjunto Ouro Verde, no bairro Coroado, o telhado de uma casa desabou, e a tampa da caixa d’água atingiu um carro estacionado. As telhas se espalharam pela rua, bloqueando o tráfego.

O alerta da Defesa Civil foi emitido somente às 15h10, mais de duas horas após o início da tempestade — tempo suficiente para que boa parte da cidade já estivesse debaixo d’água. O aviso, enviado via WhatsApp, orientava moradores a evitarem áreas de risco. Mas, para muitos, o alerta chegou tarde demais.

Artigo anteriorExportações de motos de Manaus para os EUA caem 37%, diz associação do setor
Próximo artigoMicro-ônibus do transporte especial colide com casa e danifica fachada no bairro Alvorada, em Manaus