Frigoríficos brasileiros interromperam o fornecimento de carne para o Grupo Carrefour Brasil em resposta à decisão da matriz francesa de não comercializar mais carnes do Mercosul na França. A medida já afeta 150 lojas da rede no Brasil, incluindo Carrefour, Atacadão e Sam’s Club, com previsão de desabastecimento total em até três dias devido à natureza resfriada e congelada do produto.

Segundo fontes ouvidas pelo O Estado de S.Paulo, cerca de 50 caminhões carregados com carne tiveram suas entregas suspensas até o início da tarde do último sábado (23). A falta do produto já afeta entre 30% e 40% das gôndolas das lojas do grupo.

Grandes frigoríficos aderem à suspensão

Entre os frigoríficos que pararam o fornecimento estão gigantes como JBS, Marfrig e Masterboi. A Friboi, marca da JBS, é responsável por 80% do volume de carne bovina fornecido às lojas Carrefour e 100% ao Atacadão.

Motivação da suspensão

A decisão ocorre após o presidente global do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciar que a empresa deixará de comprar carnes do Mercosul para o mercado francês. Bompard justificou a medida mencionando “desânimo e raiva” por parte de agricultores franceses, contrários ao acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

A reação dos frigoríficos reflete o impacto direto da decisão no Brasil, um dos principais mercados fornecedores de carne bovina.

Artigo anteriorJojo Todynho confirma que não será candidata nas eleições de 2026
Próximo artigoQuase 650 kg de drogas são apreendidos em balsa petrolífera no Rio Solimões