Os malefícios do cigarro para o organismo são amplamente conhecidos, mas poucas pessoas sabem que as mais de 4 mil substâncias tóxicas presentes no produto também podem comprometer a fertilidade. Estudos recentes destacam que os danos atingem tanto homens quanto mulheres, afetando diretamente a capacidade de ter filhos biológicos.

Uma pesquisa publicada em agosto no Journal of Clinical Medicine, conduzida por cientistas italianos, revelou que metais pesados como cádmio e chumbo, encontrados no cigarro convencional, se acumulam nos testículos, prejudicando suas funções e contribuindo para a infertilidade masculina.

Outro estudo, divulgado em setembro no Journal of Applied Toxicology, apontou que a nicotina compromete as funções ovarianas, reduzindo a capacidade reprodutiva feminina.

Esses efeitos são apenas a ponta do iceberg. “Ao menos 100 substâncias do cigarro possuem ação direta sobre a saúde reprodutiva, podendo comprometer a fertilidade masculina e feminina”, afirma o ginecologista e especialista em reprodução assistida João Antonio Dias Junior, do Grupo de Pesquisa em Saúde da Mulher do Hospital Israelita Albert Einstein.

Artigo anteriorMulher é presa por injúria racial após chamar policial de “preto safado e macaco fedido”
Próximo artigoRéveillon do Largo: Tudo pronto para a grande festa da virada do ano 2024