Mundo – Um dos animais mais conhecidos e populares do mundo pode se tornar extinto: a girafa. De acordo com o U.S. Fish and Wildlife Service , a população de girafas da savana africana diminuiu drasticamente nos últimos anos.

A organização dos Estados Unidos protege a vida animal e estuda, agora, adicionar a girafa ao rol de animais em risco de extinção. Caso a adição se concretize, o animal começará a ser protegido por lei.

Leis de proteção de girafas

A partir do momento que uma espécie entra na lista de animais em risco de extinção, leis começam a se formar para protegê-lo.

Algumas das leis seriam, então, limitar exportação e importação de partes de corpo de girafas, como rapetes, joias e sapatos feitos do couro e outras partes.

De acordo com os estudos, a população de girafas na savana africana diminuiu de 150 mil, em 1985, para 98 mil, em 2015. Não há dados mais recentes – uma diminuição de 40%.

Alguns dos motivos do risco de extinção são, além do comércio de partes da girafa, mudanças de clima, urbanização, vendas ilegais, matança para comida e aumento de seca.

Estados Unidos espera ajudar

O grupo de proteção da vida selvagem dos EUA pretende ajudar na preservação da espécie. Martha Williams, diretora do U.S. Fish and Wildlife Service , disse: “Proteções federais às girafas vão ajudar a proteger espécies vulneráveis, promover a diversidade, apoiar a saúde do ecossistema, combater o tráfico animal e promover práticas econômicas sustentáveis.

“Ações como essa apoia a conservação de girafas enquanto, ao mesmo tempo, garante que os EUA não contribui para continuar o declínio.”

A listagem das girafas, no entanto, não foi fácil. Desde 2017, centros e grupos de preservação fazem petição para o serviço dos EUA tomar uma ação contra a importação de produtos de girafa.

Tudo só andou quando, em 2021, ambientalistas abriram um processo judicial. O centro dos EUA, então, fechou um acordo com eles de incluir a girafa na lista de animais ameaçados de extinção, o que fizeram nos últimos dias do prazo.

Além disso, os Estados Unidos pensam em propor financiamentos para promover oportunidades de conservação das girafas na África.

Artigo anteriorDiscussão por ciúmes termina em assassinato a tiros
Próximo artigoAstrônomos registram pela primeira vez imagem de estrela além da Via Láctea