O governador Wilson Lima acompanhou, nesta sexta-feira (19/09), o envio das últimas remessas de luminárias de LED destinadas ao interior do estado. Com essa etapa, o Amazonas conclui a meta de atender os 61 municípios com o programa Ilumina+ e se torna pioneiro no país ao universalizar a iluminação pública em LED, garantindo mais eficiência, segurança e economia para a população.

“Essa é uma iluminação de qualidade, ilumina mais, economiza energia e dá uma contribuição muito significativa para o meio ambiente. A noite agora, nos municípios do interior, está tipo dia e isso é importante porque, além de embelezar a cidade, dá mais segurança para a população, permitindo que o comerciante e o ambulante fiquem mais tempo na rua comercializando seus produtos”, destacou Wilson Lima.

O novo lote contempla Coari, Nova Olinda do Norte e Anamã, além da comunidade Sucunduri, no município de Apuí. Em Nova Olinda do Norte, as 1.669 luminárias já foram embarcadas e a instalação começou nesta sexta-feira (19/09). Em Anamã, o material também já chegou e os serviços de implantação de 483 pontos de LED começam neste sábado (20/09). E em Coari, o embarque das 4.595 luminárias acontece nesta sexta-feira, com previsão de início dos serviços em 1º de outubro. A comunidade Sucunduri, em Apuí, receberá 381 luminárias, também com embarque hoje, e a execução está programada para iniciar em 25 de outubro.

O investimento nesta fase é de R$ 18,7 milhões. Somados às etapas anteriores, o Ilumina+ Amazonas já alcançou mais de 110,9 mil pontos de LED, contemplando todos os municípios do interior e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas. Lançado em 2022, o programa substitui lâmpadas antigas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas por luminárias modernas de LED, que reduzem em até 60% o consumo de energia, têm maior durabilidade, geram menos impacto ambiental e proporcionam mais segurança para a população.

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, ressaltou que o Ilumina+ representa um marco no interior. “Com a última remessa, nós completamos 61 dos 61 municípios com iluminação em LED. É um programa que gera economia para os municípios, melhora a segurança e transforma a vida da população, permitindo que as pessoas ocupem mais as ruas e aproveitem melhor os espaços públicos”, afirmou.

O vice-prefeito de Coari, Emanoel Pinheiro, reforçou a importância da entrega para o município. “São 5 mil lâmpadas de LED que serão instaladas na região urbana do nosso município. É muito importante, pois, há anos, Coari vem sofrendo com a questão da iluminação pública. Hoje, com o apoio do governador e da UGPE, estamos recebendo o Ilumina+ Amazonas, que vai transformar a realidade da nossa cidade”, declarou.

Ordem de serviço

Durante a agenda, o governador Wilson Lima também assinou a ordem de serviço para o início da recuperação do sistema viário de Tapauá, com investimentos de R$ 11 milhões pelo Programa Asfalta Amazonas. As obras incluem recapeamento e melhorias em ruas e avenidas do município, reforçando o compromisso do governo com a infraestrutura das cidades do interior.

O prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade, destacou o impacto da obra para a população. “A infraestrutura é fundamental para o interior, porque garante o direito de ir e vir do cidadão. Quero parabenizar o Governo do Estado e o governador Wilson Lima pelo trabalho que tem feito em prol da infraestrutura do Amazonas”, disse.

Artigo anteriorGovernador Wilson Lima vistoria envio de Estação de Tratamento de Água que vai beneficiar mais de 30 mil moradores em São Gabriel da Cachoeira
Próximo artigoGovernador Wilson Lima assina ordem de serviço para reforma de hospital em Urucurituba e inaugura Telessaúde