Amazonas – Rotina da Zona Franca de Manaus (ZFM), o chamado “know-how de importação”, se transformou em um principal aliado no combate ao novo coronavírus. O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) solicitou e conseguiu a importação de novos aparelhos respiradores para os hospitais da rede pública do Estado.
Os equipamentos solicitados estão vindo de vários países ao redor do mundo, sendo que a maioria dos respiradores adquiridos são fabricados na Alemanha. Os aparelhos devem chegar na capital amazonense ainda nesta semana e colocados para operar imediatamente.
Pelo fato do novo coronavírus ataca principalmente o sistema respiratório, pacientes em situação mais grave precisam de oxigenação especial. Muitos deles acabam na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde são envolvidos em tubos e precisam dos aparelhos que auxiliam a respiração .
A procura por esses equipamentos é em escala mundial. Começou então uma verdadeira “corrida mundial” na busca pelos aparelhos, comprados principalmente pelas maiores potências econômicas mundiais, China e Estados Unidos.
Foi olhando esta situação, que o governador Wilson Lima acionou os mecanismos da ZFM para encontrar a empresa mais ‘capacitada’ e realizar a compra. Os respiradores foram comprados na modalidade Free On Board (FOB), algo como “livre a bordo”, ou seja, os preços de transporte e outros são arcados pela compradora.
Colaborou, Portal do Marcos Santos


