Brasília – Um churrasco de peixes foi realizado na manhã desta quarta-feira (7/8) no meio da Esplanada dos Ministérios. A iniciativa é estimular o consumo de tambaqui, peixe vindo de Rondônia que, na visão dos promotores do evento, precisa ser apresentado pro resto do país. O evento contou com a colaboração do Governo de Rondônia e do Governo Federal. 

Com mais de 4.500 bandas de tambaqui assando a céu aberto, o sócio da Zaltana Pescados, Wilson Bertolli, 56 anos, diz que eles pretendem promover mais edições do evento em Brasília. 

O produtor de tambaqui Guilherme Mello, 30 anos, explicou: “Brasília é o centro do Brasil e nós precisamos estar na boca do povo. Estamos quebrando essa barreira para poder escoar melhor esse produto pra outros mercados”. 

Ele ainda contou que a principal concorrência do tambaqui de Rondônia é o que vem do Mato Grosso, “Encarece o frete e diminui as oportunidades de um frigorifíco que queira comprar”.

Para pegar o peixe frito, a pessoa só precisava doar um quilo de alimento não perecível. A fila estava grande e pelo fato de o limite ser de cinco caixas por pessoa, algumas reclamaram, pois ficaram sem fichas. 

A iniciativa de fazer o “churrasco” em Brasília foi da Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na terça-feira (6/8), houve um jantar para 180 pessoas que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do governador Wilson Lima. 

“Ele adorou o peixe. Disse que é muito gostoso e que é possível fazer vários tipos de pratos com ele”, contou Juliane Rozetto, que veio de Arquemes (RO) com os dois grupos. 

Fonte: Correio Braziliense

Artigo anteriorCâmara aprova texto-base da reforma da Previdência por 370 votos a 124
Próximo artigoDupla é presa com 35kg de drogas no porto da Manaus Moderna