Amazonas – O Governo do Amazonas foi classificado como ‘Nível Elevado’ no Ranking da Transparência divulgado pelo Ministério Público de Contas (MPC) junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O executivo estadual saltou do percentual de 80,4%, obtido na última avaliação, para 96,64%, ocupando o segundo lugar na lista dos entes avaliados. A análise dos dados é feita por meio do Portal da Transparência.

A análise das informações teve como critérios fatores relacionados aos itens: transparência ativa, transparência passiva e boas práticas. Os avaliados recebem pontuação por meio de escala que varia entre zero e 100% e as classificações nos níveis elevado, mediano, deficiente e crítico.

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é o órgão responsável pela coordenação da Política de Transparência do poder executivo estadual.

Segundo o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, o avanço no resultado da transparência é resultado do comprometimento do Governo do Amazonas em priorizar mecanismos para a melhoria constante da divulgação dos dados e a facilitação do acesso do cidadão às informações públicas. “O resultado positivo mostra que o executivo estadual cumpre a legislação de transparência com o compromisso de facilitar a fiscalização dos órgãos de controle e dar amplo acesso às informações públicas ao cidadão amazonense”, comentou.

O Ranking da Transparência pode ser conferido no site www.mpc.am.gov.br no link ‘Ranking de Transparência’.

 

Artigo anteriorAdolescente morre de ‘peste negra’ após comer carne de roedor
Próximo artigoSusam reforça abastecimento de material cirúrgico e medicamentos no Hospital Francisca Mendes