Representantes do Governo do Amazonas e líderes comunitários do bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, participaram de uma reunião, nesta quinta-feira (09), na Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire. O objetivo era mapear as principais demandas dos moradores da área e projetar as ações que vão ocorrer dentro da segunda edição do projeto “Muda Manaus”, no mês de fevereiro.

Segundo a titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz, a proposta é ampliar os serviços oferecidos pelo Estado conforme a necessidade de cada bairro. Ela explica que as atividades serão realizadas a curto prazo, em até quatro meses.

“O que o governador Wilson Lima propõe é levar todas as secretarias para dentro dos bairros, se aproximando e atendendo, de forma eficaz, as necessidades do cidadão”, destacou a secretária.

”Nossa expectativa é emitir mais de 2 mil documentos, além de atender públicos vulneráveis com apoio psicossocial, com pautas voltadas para mulheres, crianças e adolescentes, idosos, cidadania, pessoas com deficiência, LGBT, igualdade racial, política de prevenção contra drogas, entre outros”.

Para a titular da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Márcia Sahdo, a reunião com as lideranças comunitárias foi uma oportunidade de trocar experiências e perceber os avanços conquistados na área da assistência social, além de repensar os aspectos que precisam ser fortalecidos.

“Eu percebo que as lideranças anseiam em ser protagonistas no local onde moram, desenvolvendo novos projetos, e é importante que nós saibamos sobre esses anseios para verificar como eles estão conseguindo levar esse apoio à comunidade e, ao mesmo tempo, aprender com eles para facilitar o acesso aos nossos serviços, unindo os setores público e privado e a comunidade, para que um possa complementar o outro”, reforçou.

A Seas vai oferecer aos moradores uma série de orientações sobre Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cadastro Único (CadÚnico) e outras informações sobre a rede complementar de assistência social, além de oficinas e palestras.

Comunidade – Para a líder comunitária Maria Lindalva Marques da Rocha Silva, a expectativa para o “Muda Manaus” é positiva porque o programa é uma oportunidade de o poder público se fazer presente onde a população precisa.

“Eu espero que o ‘Muda Manaus’ venha trazer as políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento da comunidade e, em especial, para a nossa juventude. Eu acredito que, a partir do projeto, muitas coisas vão mudar, muita gente vai ter oportunidade”, frisou.

O líder comunitário da quarta etapa do Jorge Teixeira, Gelson da Silva, destacou que a iniciativa vai beneficiar principalmente quem não tem condições de ir até os pontos onde os serviços são oferecidos.

“O governo, por meio dos secretários de Estado, que realmente estão nas ruas, chega até as nossas casas para apresentar os serviços que são oferecidos. São eles que estão procurando quem precisa”, comentou.

Maria Terezinha da Silva, presidente do grupo Mulheres Soberanas, ressaltou que o contato direto trouxe informações a que ela não tinha acesso.

“Muitas vezes não sabemos a quem recorrer e, neste encontro, os benefícios disponíveis foram colocados com muita clareza e, melhor, virão até a comunidade”, afirmou.

Para Salatiel Reis, do grupo de idosos Unidos em Cristo, as reuniões para mapear as demandas do bairro são a oportunidade de apresentar as demandas para o governador, para que ele conheça os projetos e as problemáticas de cada zona da cidade.

“É uma ótima iniciativa porque é o comunitário que sabe exatamente qual é o problema que ele enfrenta. Desta forma, o governo poderá ampliar o serviço necessário em curto prazo, é uma esperança para população”, disse.

‘Muda Manaus’ – A primeira edição do programa foi lançada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, no dia 5 de dezembro de 2019, no bairro Amazonino Mendes (Mutirão), zona norte de Manaus. As atividades do “Muda Manaus” contaram com a participação de 24 órgãos da administração estadual.

A expectativa para a segunda edição do programa no bairro Jorge Teixeira é reunir também diversas secretarias estaduais com a oferta de serviços para a comunidade, como o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), entre outras.

Artigo anteriorSusam dá início à imunização de bebês prematuros e cardiopatas contra infecções respiratórias
Próximo artigoSistema Sepror estima crescimento de 28% na produção de ovos do Amazonas