As aulas da rede pública de ensino do Amazonas iniciaram, nesta quinta-feira (18/02), com o retorno do projeto “Aula em Casa”. Neste ano, o regime especial de aulas não presenciais será transmitido por seis canais de TV aberta e pela internet, por meio de plataformas digitais. Ao todo, mais de 650 mil alunos voltam a estudar, sendo 400 mil pela rede estadual e 250 mil pela municipal.

De acordo com o secretário de Estado de Educação e Desporto em exercício, Luis Fabian Barbosa, o “Aula em Casa” é uma receita de sucesso. “No ano passado, fomos reconhecidamente aclamados Brasil afora, com a exportação do programa para 11 estados. Mais de 10 milhões de estudantes assistiram às aulas elaboradas, planejadas e produzidas pelos profissionais amazonenses. Isso é motivo de muito orgulho para nós”, destacou o secretário de Educação.

Luis Fabian revela que o “Aula em Casa” veio repleto de novidades para o seu segundo ano. “É uma versão renovada, que vai chegar às mais longínquas localidades do interior do estado, por meio de podcasts, que vão ser transmitidos nas rádios locais. O programa também teve o seu conteúdo repriorizado, para trabalhar os assuntos mais relevantes e predecessores de conteúdos futuros, o que é importante para que o aluno tenha o aprendizado daquilo que é essencial”, completou.

Ainda sobre as inovações do “Aula em Casa”, o secretário adiantou que o programa promoverá uma grande revisão, revisitando os conteúdos trabalhados em 2020; e contará com uma série de suportes tecnológicos e não tecnológicos.

“O estudante poderá acessar a plataforma Saber+, Barsa On-Line, YouTube, cadernos digitais e aplicativo Aula em Casa, que possui um plantão de dúvidas com professores especialistas à disposição. Também utilizaremos estratégias analógicas para alunos do interior com dificuldade de conectividade, como impressão e distribuição de caderno de atividades e encontros periódicos nas escolas para um momento de tira-dúvidas”, assinalou Luis Fabian.

O titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), Pauderney Avelino, agradeceu ao Governo do Amazonas pela parceria com o “Aula em Casa”. “Espero que possamos buscar eficiência e qualidade na transmissão das aulas e também na recepção. Para isso, estamos contando com essa parceria com a Seduc-AM e desenvolvendo ações no sentido de fazermos com que todos os estudantes se mantenham conectados”, informou Pauderney.

Segundo ele, os alunos da Semed-Manaus também terão acesso aos cadernos digitais. “Estamos fazendo a impressão [desses cadernos] para ganhar tempo e fazer com que os estudantes não percam conteúdos. (…) Vamos avançar cada vez mais, buscando tecnologias eficientes e modernas para transformar a aula não em uma simples conversa do professor com o aluno, mas em uma interatividade”, finalizou.

Artigo anteriorIBGE anuncia concurso para recenseador e agente para o Censo 2021
Próximo artigoPrisão de deputado por ordem do STF aumenta pressão de base ideológica sobre Bolsonaro