O Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (20), prestação de serviços, operação de segurança e assistência social na primeira noite de desfiles das Escolas de Samba de Manaus do Grupo de Acesso B, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo. Os serviços serão continuados durante toda a programação no local nos próximos dias.

Com um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), a movimentação no Sambódromo foi monitorada durante o desfile das escolas de samba. De acordo com o coordenador do CICC, capitão Renan Libório, o monitoramento conjunto com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) será realizado em todos os eventos do período, dentro da Operação Carnaval 2020.

“O CICC tem uma estrutura de comunicação e monitoramento de imagens e ocorrências interligado com o Ciops. A operação integrada oferece informação a órgãos como a Polícia Militar e Polícia Civil, para que cada um possa ter informação em tempo real para solucionar possíveis problemas e oferecer aos brincantes uma operação segura. Temos câmeras com alcance muito bom, voltadas para o perímetro externo e ruas adjacentes. Também há câmeras nas plataformas de observação elevadas voltadas para pontos críticos, como triagens e arquibancadas. As imagens são repassadas em tempo real pra que cada órgão possa monitorar o que ocorre no evento”, explicou ele.

A tenente-coronel Otacicleide Pereira, responsável pela operação da Polícia Militar, ressaltou o trabalho da corporação. “Contamos com um efetivo de 250 policiais militares, distribuídos nas arquibancadas e na parte interna do Sambódromo, e sete viaturas na área externa. As pessoas que vierem brincar Carnaval terão segurança”, garantiu. “Com o serviço de prevenção a qualquer tipo de crime e de delito, a Polícia Militar está empenhada para que nossas ocorrências sejam zero. Hoje é apenas o primeiro dia; durante todo o Carnaval, a polícia vai estar nos eventos no Sambódromo e outras áreas de Manaus”.

Um posto de atendimento do Corpo de Bombeiros foi montado no local para primeiros socorros, combate a incêndios, resgate e outras ocorrências. Com unidade de resgate, viatura, caminhão Auto Bomba Tanque e 33 bombeiros, a corporação também estará no Sambódromo nos próximos dias de desfile.

Além da integração na Segurança, as secretarias do Estado trabalharam juntas, na primeira noite de desfiles, para oferecer atendimento médico e acessibilidade, como destacou o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz. “Temos uma estrutura da Susam (Secretaria de Estado de Saúde) montada e, dependendo do caso, é resolvido aqui mesmo, encaminhado ao SPA da Alvorada ou ao Hospital 28 de Agosto”, explicou ele, sobre o posto médico no Sambódromo, com ambulância e equipe completa.

Outra estrutura montada para atender o público foi o “Espaço Acessível”, uma parceria entre as secretarias de Cultura e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) para receber pessoas com deficiência (PcDs), com guias para deficientes visuais e intérpretes de Libras. “Na área da Cidadania, em parceria da Sejusc resultou em um camarote acessível, ampliado e coberto em caso de chuva, com banheiro exclusivo e adaptado”, explicou Marcos Apolo.

Artigo anteriorVeja as dicas para um Carnaval saudável e seguro
Próximo artigoEm Manaus, passageiro flagra cobradora de ônibus com suposto discurso de homofobia