Pacientes poderão acompanhar agendamento de consultas e procedimentos médicos na saúde pública do Amazonas pelo celular. O serviço será pelo aplicativo Saúde Amazonas, lançado nesta sexta-feira (8).

Com o dispositivo a Secretaria de Saúde pretende reduzir o absenteísmo, quando o paciente deixa de comparecer à consulta ou exame marcado no SUS (Sistema Único de Saúde). Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, essa ausência é de 40%.

O aplicativo está disponível para download no Google Play. É preciso fazer cadastro e login para verificar solicitações de procedimentos ou consultas. Ainda não há disponibilidade para aparelhos com sistema iOS.

“Esse aplicativo não tem vinculação com número (de telefone), então as pessoas vão poder baixar no celular. Lá vão ter todos os dados, ela coloca o CPF, cria uma senha. A partir daí, marcou um exame, foi pedido um exame para ela, foi inserido no Sisreg, já vai para o aplicativo dela o alerta, já sabe o dia e a hora, inclusive os detalhes do preparo”, explicou o secretário de Estado de Saúde Anoar Samad.

Em caso de não poder comparecer ao exame ou consulta no dia marcado, o paciente informa pelo aplicativo e faz o reagendamento.

CENTRAL DE ATENDIMENTO – Também será instalado um call center para informar por telefone os usuários, que não confirmaram na plataforma o comparecimento, o agendamento de sua consulta ou exame.

O call center funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O usuário deve ter cadastro no SUS.

Artigo anteriorGabriel Monteiro pressiona Conselho de Ética para não ter mandato cassado
Próximo artigoPandemia: Uso de máscara deixa de ser obrigatório em todos os estados brasileiros