
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) marcou presença na 31ª edição do programa Governo Presente, realizada no último sábado (14/02), na Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. A iniciativa beneficiou 55 crianças com a entrega de óculos, resultado de um mutirão oftalmológico da rede estadual de saúde.
A ação visa reforçar a assistência e ampliar o acesso da população aos serviços especializados. Entre os beneficiados estava Zafenate Paneia, de 11 anos, que recebeu o item. Sua mãe, Zila de Melo, 54 anos, expressou a emoção de ver o filho enxergar claramente pela primeira vez. “Foi uma emoção muito grande ver meu filho colocando os óculos pela primeira vez. Eu sabia que ele precisava, mas não tinha condições de comprá-los, então receber esse presente fez toda a diferença”, relatou.
Cerca de 100 crianças foram convocadas para receber a prescrição, após consultas realizadas em janeiro em clínicas credenciadas pela SES-AM. Aqueles que não puderam comparecer podem buscar seus óculos na clínica onde realizaram a consulta. Esta iniciativa faz parte da estratégia de ampliação do acesso à reabilitação visual.
Atendimentos em saúde para a comunidade
A população presente pôde contar com consultas presenciais com oftalmologista, clínico geral e pediatra. Por meio do Telessaúde, foram oferecidos atendimentos em cardiologia e ortopedia. Além disso, o programa Saúde AM Digital disponibilizou o Totem, que permitiu aferição de pressão arterial, testes de glicemia e consulta com clínico geral 24h.
“A consulta com clínico geral 24h pelo aplicativo de celular, permite que o paciente acesse o serviço a qualquer hora, recebendo atendimento imediato sem precisar sair de casa. Essa ferramenta facilita o acesso à saúde e garante mais segurança e cuidado para a população”, destacou a Secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
Exames e orientações
A Carreta da Saúde esteve presente, oferecendo exames de mamografia e ultrassonografias diversas, como de abdômen, tireoide, próstata, aparelho urinário, transvaginal e pélvica. A unidade móvel permanecerá no bairro até 26 de fevereiro, com atendimentos das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para a realização dos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico, exceto para mulheres a partir de 40 anos, que não necessitam de encaminhamento para mamografia.
Balanço dos atendimentos
No total, foram registrados 1.005 atendimentos em saúde. Deste número, 111 foram consultas em especialidades médicas: 35 em oftalmologia, 31 em clínica geral, 20 em pediatria, 17 em ortopedia e 8 em cardiologia. Na Carreta da Saúde, foram realizados 75 exames de imagem (60 ultrassonografias e 15 mamografias). O Sistema de Regulação contabilizou 347 atendimentos, a Ouvidoria do SUS, 195, e a triagem registrou 111 aferições de pressão arterial e 111 testes de glicemia.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) também esteve presente, oferecendo orientações sobre dengue, malária, prevenção de acidentes com animais peçonhentos e esclarecimento de dúvidas sobre sinais e sintomas de doenças.
Com informações da assessoria


