Manaus – Uma das pioneiras da indústria amazonense na Zona Franca de Manaus (ZFM), está prestes a retornar de forma definitiva ao Estado. Por meio de nota oficial, a Gradiente confirmou que no segundo semestre deste ano voltará a operar em Manaus com a fabricação de novos produtos voltados para energia sustentável, como lâmpadas de LED e painéis solares. Antes em recuperação judicial, a empresa estava com as fábricas desativadas há dez anos.

De acordo com o presidente da empresa, o empresário Ricardo Staub, retornar às atividades industriais com a fabricação de novos produtos e foco em sustentabilidade é muito importante. “A companhia está, na verdade, resgatando o seu DNA que tem por base três pilares: tecnologia, inovação e qualidade”.

Nesta quinta-feira, 4/7, a empresa fará uma coletiva de imprensa para informar o novo sistema de funcionamento e apresentará produtos de áudio que foram lançados no mercado durante o primeiro semestre.

Em seu auge no Polo Industrial de Manaus (PIM), a Gradiente chegou a empregar mais de 9 mil funcionários diretos, e mesmo com a atividade fabril suspensa, jamais esteve fora do mercado desde de sua instalação em 1972. A empresa manteve seus parques industriais ativos com a locação destes para novas empresas que buscavam se instalar no parque industrial, além, de manter a prestação de serviços de assistência técnica e restauração de seus produtos icônicos lançados há algumas décadas atrás.

História

A Gradiente destacou-se por seu empreendorismo visionário. A marca é reconhecida em todo país pela inovação tecnológica no segmento de eletroeletrônicos. A companhia foi a fabricar e lançar o CD Player, o DVD Player, o MP3 Player, a TV de tela acima de 29 polegadas, o DVDokê, e como senão bastasse a Gradiente foi a primeira indústria brasileira a fabricar e lançar a primeira HDTV. 

Também foi responsável por abrir o polo para o segmento de informática e trazer a Nokia, maior fabricante de telefonia celular na época, para a Zona Franca de Manaus. A marca que já foi referência na produção de eletroeletrônicos e inovação, investe agora no segmento de energia sustentável, e tem por projeto inicial a fabricação de painéis solares e lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz).

A médio prazo, também irá abranger o segmento de Segurança, Monitoramento e Áudio.

Artigo anteriorEm Brasília, Dr Júnior garante emenda de R$8 milhões para construção da orla de Juruá
Próximo artigoAmazonprev convoca beneficiados nascidos em julho para recadastramento