Manaus – A Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira, 26/2, a primeira fase do curso operacional da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O treinamento aconteceu na nova sede da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), localizada no Distrito Industrial, zona Leste de Manaus.

Nesta fase, a Rocam ministrará cursos fundamentais para os membros da Guarda Municipal, incluindo temas como técnicas de abordagem, policiamento, manejo de veículos de duas e quatro rodas, além de estratégias de patrulhamento urbano.

Durante a abertura, o titular da Semseg, Alberto Neto, explicou que todas as atividades serão realizadas na esfera de atribuições da Guarda Municipal, garantindo sua atuação nos limites legais.

“Hoje iniciamos a primeira fase do treinamento operacional, ou prático, da criação dos servidores da Romu, que são as Rondas Ostensivas Municipais. A primeira fase será ministrada pela Rocam, da Polícia Militar do Amazonas, que ficará responsável por cursos extremamente importantes para a Guarda Municipal como abordagem, policiamento, abordagem de veículos de duas e quatro rodas, e como é feito o patrulhamento urbano, sempre direcionado ao que é atribuição da Guarda”, disse Alberto Neto.

Segundo o secretário, “a colaboração entre instituições de excelência beneficia diretamente a população de Manaus, que contará com profissionais ainda mais qualificados para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade”.

O comandante do 2º Batalhão de Polícia de Choque da Rocam, Major Jackson Ribeiro, destacou a importância, não somente para a Guarda Municipal, mas também para a instituição, pois é a primeira instrução que acontece nas novas instalações, no Distrito Industrial.

“Iniciamos a instrução de nivelamento de conhecimento aqui do nosso batalhão para a Guarda Municipal de Manaus. É um evento muito importante e marcante para nós, pois se trata da nossa primeira instrução, nas nossas novas instalações. Iremos repassar conhecimentos importantes sobre a atividade de rondas ostensivas para que a Guarda Municipal possa realizar um patrulhamento de excelência”, enfatizou o comandante.

A segunda fase do treinamento terá início no dia 11 de março e será conduzida pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil. Com esta parceria, a Guarda Municipal de Manaus recebe capacitação de alto nível, sendo treinada pelas duas principais forças de segurança do Amazonas.

“Essa colaboração beneficia diretamente a população de Manaus, que contará com profissionais ainda mais qualificados para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade”, finalizou o secretário Alberto Neto.

Artigo anteriorPastor Silas Malafaia gastou R$ 74 mil com trios para ato de Bolsonaro
Próximo artigoHomem é condenado a 70 anos por executar esposa e sogra