A partir de agora, todos os usuários do Facebook que seguem a página oficial da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) na rede social serão notificados sempre que houver uma campanha ou necessidade no estoque do hemocentro. A ferramenta faz parte de um projeto piloto da rede social e começa a funcionar a partir desta sexta-feira (14/06), justamente quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A ferramenta está funcionando em dez hemocentros do país e foi criada para chamar a atenção de doadores cadastrados e potenciais doadores. Na prática, o Facebook oferece um menu de opções diferenciado, que permite criar posts especiais para convocar as pessoas a comparecerem ao Hemoam, convidar amigos para doar, notificar seguidores por zona da capital ou dos municípios do interior onde há Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs).

Os usuários notificados poderão entrar em contato diretamente com o Hemoam e, caso queiram, podem sinalizar seu comparecimento. O solicitante não terá acesso a nenhuma informação sobre o doador, a menos que o doador a forneça explicitamente quando responder o chamado.

Doadores regulares – Para quem já é um doador regular, o Facebook também fornece facilidades, como um recurso que ajuda a pessoa definir um lembrete para o dia de sua próxima doação. Quando as pessoas convidarem os amigos, a oportunidade será compartilhada no Messenger, onde o grupo poderá se comunicar. Quando a data chegar, o organizador e seus amigos receberão uma notificação no Facebook, lembrando-os da doação.

Ferramenta autorizada – A ferramenta atende a todas as recomendações de Ministério da Saúde (MS), bancos de sangue centrais e especialistas em saúde. Quem desejar receber notificações sobre as demandas de sangue pode acessar o endereço:https://www.facebook.com/donateblood.

Primeiro nas Américas – O Brasil é o quarto país em que a ferramenta está disponível. Na Índia, Bangladesh e no Paquistão, mais de 8 milhões de pessoas se registraram para serem doadoras de sangue na rede social. Essas informações permanecerão, por padrão, privadas e definidas com visibilidade “Somente Eu”, mas os usuários poderão compartilhar seus status de doadoras mais amplamente.

Artigo anteriorProcon apreende cerca de 300 kg de carnes estragadas no DB da Paraíba
Próximo artigoPopularidade de Moro cai dez pontos após revelações do Intercept