Pedidos para o retorno do horário de verão serão analisados pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados na quinta-feira (22). A medida que tinha como objetivo melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer foi extinta em abril de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sob justificativa de que não havia benefício econômico.

A discussão foi solicitada pelo deputado Bacelar (Podemos-BA), que preside a comissão. Segundo o parlamentar, empresários dos ramos de turismo, bares e restaurantes encaminharam uma carta a Bolsonaro no fim de junho solicitando o retorno do horário de verão. “Eles afirmam que a presença de uma hora a mais de claridade no fim da tarde impactava positivamente os negócios, o que seria bem-vindo durante a pandemia de Covid-19, que afetou drasticamente o faturamento das empresas do setor”, pontua o deputado.

Bacelar ressalta também que, para diversos economistas, a volta do horário de verão é fundamental por conta da crise energética no país. O parlamentar cita a avaliação economista Claudio Frischtak, convidado da audiência, que aponta que o horário de verão pode reduzir em até 4,5% o consumo de energia no fim de tarde.

Devem participar também da audiência o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador-geral do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), Nivalde de Castro, e um representante do Ministério de Minas e Energia.

Artigo anteriorApós documentário, Juiz do Amazonas questiona episódio da facada em Jair Bolsonaro
Próximo artigoEmmy acontece neste domingo, confira os indicados