O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto ganhou, nesta quinta-feira (12/11), a Sala de Alta da unidade. O local é destinado ao acolhimento de pacientes que receberam alta médica, mas que precisam permanecer no hospital enquanto a ida para casa está sendo providenciada. A ação faz parte do Programa Saúde Amazonas, que está promovendo melhorias na infraestrutura e nos fluxos das unidades.

Com a ação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a estimativa é reduzir em 30% o tempo de permanência dos pacientes e o nível de superlotação nas unidades, por meio de ferramentas como a Sala de Alta, que integra Projeto Lean nas Emergências, em implantação nos prontos-socorros da rede estadual de Manaus.

A iniciativa é feita em parceria com o Hospital Sírio Libanês que aplica um conjunto de ferramentas para reduzir o tempo de internação nos prontos-socorros, favorecendo a alta em tempo oportuno para o paciente e para a unidade de saúde. O projeto vem eliminando as superlotações dos HPS´s, que recebem um grande fluxo de pacientes diariamente, como o 28 de Agosto.

Conquista – Para o consultor do Sírio, Daniel Meireles, a sala de alta foi uma conquista estratégica do hospital. A partir de agora, após a alta médica, o paciente poderá aguardar o deslocamento e/ou a família na sala, desocupando um leito mais rapidamente.

“Com isso, qual que é o ganho? A gente deixa disponível um leito na enfermaria para ser ocupado com os pacientes que estão aguardando pronto-socorro. A gente diminuiu bastante o tempo de permanência, um número significativo, cerca de 20 a 30%, devido essa agilidade na troca de leitos”, destacou o consultor do Sírio Libanês.

O novo espaço foi instalado no quinto andar do HPS e possui todo o conforto de uma sala de espera, com poltronas reclináveis, além de climatização e televisor.

Alta no tempo correto – Para a secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Mônica Melo, o destaque positivo gerado no 28 de Agosto foi a maior rotatividade dos leitos.

“O maior ganho registrado no (HPS) 28 de Agosto é o giro de leitos. Os pacientes chegam, são atendidos conforme sua necessidade e conseguem ser devolvidos para casa no tempo correto, no tempo oportuno”, afirmou a secretária.

A diretora do HPS 28 de Agosto, Júlia Marques, também destacou a importância do novo espaço. Segundo ela, a equipe toda está motivada para oferecer cada dia mais um serviço de qualidade para a população.

“A equipe está muito motivada, uma gestão muito participativa, colocando todos os funcionários, desde a limpeza até os médicos estão participando de reuniões diárias. Cada um coloca a sua dificuldade e, em cima disso, a gente tenta resolver os problemas”, disse a diretora.

Sonoras: Consultor do Hospital Sírio Libanês, Daniel Meireles; secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Mônica Melo, e a diretora do HPS 28 de Agosto, Júlia Marques.

Artigo anteriorComício na zona norte emociona final de campanha do primeiro turno de Ricardo Nicolau
Próximo artigoConsumidor desconhece informações de rótulos de produtos alimentícios