Brasil – Uma idosa de 101 anos se recuperou da covid-19, em Parintins, município distante 369 km de Manaus. Helena Batista Santarém, ou simplesmente Judith, como é chamada por amigos e familiares venceu o coronavírus e é uma das 54,6 mil pessoas recuperadas da doença no Amazonas.

O aniversário da centenária, no dia 12 deste mês, festejado pela família de forma virtual teve um motivo a mais para ser comemorado, já que ela teve uma resposta positiva ao tratamento da doença e não apresentava sintomas.

Mãe de dez filhos, sendo três homens e sete mulheres, a idosa não sofre de comorbidades, além de ter uma alimentação saudável e o sono regulado, segundo a família, que acredita que isso contribuiu para que a recuperação fosse mais rápida.

Parintins tem mais de 2,6 mil casos confirmados da doença, com mais de 1,9 mil pessoas curadas e atualmente está em toque de recolher, medida adotada pela prefeitura para conter a disseminação do novo coronavírus. Em todo o Amazonas são mais de 67 mil casos.

Uma das filhas de Judith, Rosalba Santarém contou que a idosa se recuperou em casa, e os únicos sintomas apresentados durante a doença foram cansaço e falta de ar. Um teste rápido para a doença deu positivo, mas o vírus não avançou.

“A médica disse que o fato de ela ser uma idosa muito bem tratada, dormir bem, tomar vitamina e se alimentar na hora certa contribuiu muito para que o vírus não evoluísse. Apesar da idade, conseguir passar por isso foi uma grande vitória. Ela é uma guerreira”, disse.

Outras 8 pessoas da mesma família também testaram positivo para a doença e já passaram pelo período de transmissão. Uma delas é a filha mais velha de dona Judith, Rosinete Batista. Que contou como se sente ao ver a mãe curada.

“Para mim e para a família foi uma grande graça que ela recebeu. O que chama atenção é que ela não passou muito mal, não precisou de internação. Nós todos estamos muito felizes com a recuperação dela”, disse.

Força-tarefa para proteção de idosos

A Fundação de Vigilância em saúde do município de Parintins informou que montou uma força-tarefa após perceber uma alta taxa de contaminação em idosos na cidade. O órgão envia equipes até as casas desses idosos para realizarem testes rápidos de covid-19. Caso os resultados sejam positivos, os pacientes são encaminhados aos profissionais para atendimento.

A coordenadora do órgão no município, Elaine Pires disse em entrevista que dona Judith foi detectada nessa busca ativa, tratada e está recuperada.

“Ela teve sintomas leves, ficou em isolamento domiciliar, recebeu kit de medicação. Ela já foi tratada, está saudável. Estamos acompanhando a família dela, fazendo monitoramento, pois há outros idosos na família”, disse.

Ainda segundo ela, a medida de contenção com idosos em Parintins fez com que o número de óbitos caísse de 45 óbitos em maio para 15 no mês de junho, já que os idosos representavam, segundo ela, maior parte das mortes.

“Dentro das nossas análises epidemiológicas constatamos que havia uma incidência grande de óbitos em idosos. A partir disso, foi montada uma equipe itinerante em atenção à Covid, que identifica e faz a busca dos idosos. Com isso, reduzimos o número de óbitos no município”, concluiu.

Artigo anteriorCaixa paga hoje auxílio emergencial a 6,5 milhões de pessoas
Próximo artigoForo privilegiado para Flávio Bolsonaro pode ser revisto