BRASIL – O Vaticano reconheceu as virtudes heróicas do médico, surfista e seminarista Guido Schäffer e o tornou venerável através da promulgação do Decreto do Dicastério das Causas dos Santos, neste sábado (20). Essa é mais uma etapa no processo de beatificação de Guido.

Na Igreja Católica, o título canônico de venerável é concedido àqueles a quem postumamente seja reconhecida a prática de virtudes heroicas em processo formal de canonização.

Nas redes sociais de Guido, seus administradores comemoraram o decreto e escreveram: “Neste sábado, 20/05/2023, recebemos a feliz notícia do reconhecimento das virtudes heroicas do Servo de Deus Guido Vidal França Schäffer, através da Promulgação do Decreto do Dicastério das Causas dos Santos. Vencemos uma etapa muito importante na causa de beatificação, com este decreto Guido recebe o título de Venerável. Com o mesmo empenho continuaremos divulgando o Venerável Guido Schaffer, pedindo sua intercessão e aguardando que possamos ter um milagre reconhecido para que ele se torne beato. Agradecemos a todos que colaboraram e rezaram conosco ao longo deste caminho”, diz a publicação.

A beatificação é uma das etapas de reconhecimento da Igreja Católica em relação à santidade de uma pessoa, enquanto a canonização é a etapa final, quando ela de fato é entendida como santa.

Morte aos 34 anos

No dia 1º de maio de 2009, Guido saiu para surfar perto do posto 11 da Praia do Recreio, local no qual sempre surfava. Na água, uma prancha solta atingiu sua nuca, o que causou uma contusão que o fez desmaiar e morrer afogado aos 34 anos. Faltavam alguns meses para ele concluir os estudos de teologia no Seminário Arquidiocesano de São José.

A ele são atribuídos milagres e curas, o que fez com que uma legião de fiéis passasse a pedir sua canonização. Seus defensores inclusive acreditam que a imagem de um santo carioca, jovem e esportista, pode ajudar a Igreja a se reconectar com o público mais jovem.

Guido está em processo de beatificação e canonização no Vaticano desde 2015. Criado em Copacabana, em uma família de classe média, pai médico e mãe dona de casa, ele deixou dois irmãos.

Por: g1

Artigo anteriorMP-AM deve encaminhar a justiça denuncia envolvendo Coronel Menezes com contrato da Suframa de R$ 3,6 milhões para beneficiar empresa de amigo
Próximo artigoPolícia Federal indicia ex-presidente da Funai por omissão no caso Bruno e Dom