Mundo – As autoridades sanitárias da Índia determinaram o fechamento de escolas e a realização de testes em larga escala para evitar a propagação de um novo vírus mortal no sul do país.

Duas mortes foram confirmadas na última quarta-feira (13) em decorrência do Nipah, um vírus transmitido por morcegos e porcos que causa febre mortal.

“Estamos testando seres humanos e ao mesmo tempo especialistas estão coletando amostras de fluidos de áreas florestais que poderiam ser o foco da propagação”, disse a ministra da saúde da Índia.

O que é o vírus Nipah?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Nipah é um vírus zoonótico. Ele é transmitido por meio de contato direto com fluidos ou excrementos de morcegos infectados, através do contato entre pessoas ou até pelo consumo de alimentos. O Nipah pode infectar uma variedade de animais, aumentando as chances de propagação. Os morcegos frugívoros da família Pteropodidae – espécies pertencentes ao gênero Pteropus – são os hospedeiros naturais do vírus Nipah.

A doença foi identificada pela primeira vez em 1999, durante um surto de doença entre criadores de suínos e outras pessoas em contato próximo com os animais na Malásia e em Singapura. A OMS avalia que a transmissão ocorreu através da exposição desprotegida às secreções dos porcos ou do contato desprotegido com o tecido de um animal doente.

Segundo Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país, das 300 pessoas infectadas, mais de 100 morreram. Cerca de 1 milhão de porcos foram sacrificados para impedir a propagação da doença. Os surtos são apontados como esporádicos e as infecções no Sul da Ásia foram atribuídas ao consumo alimentos contaminados com excrementos de morcegos.

Artigo anteriorPolícia divulga imagens de suspeitos que sequestraram médico da Hapvida e exigiram R$ 150 mil
Próximo artigoProcurado por bomba em aeroporto, bolsonarista é preso no Paraguai