O Instagram é acusado de bloquear várias hashtags ligadas ao pole dance – prática de dança sensual, majoritariamente feita por mulheres, em uma barra de ferro – e praticantes e profissionais que atuam no mercado da modalidade estão criticando a decisão na própria rede social.
Na tentativa de acesso a outros conteúdos, como da “#polemaniabr”, o aviso muda para: “Publicações ocultadas. Para garantir que apenas as publicações mais relevantes sejam mostradas, ocultamos algumas publicações que podem ser privadas ou ter baixa qualidade”.
Usuários que pesquisaram no aplicativo hashtags sobre o tema, como #poledancenation, receberam uma mensagem “Publicações recentes de #poledancenation estão ocultadas no momento porque a comunidade denunciou conteúdo que pode não estar em conformidade com as diretrizes da comunidade do Instagram”.
Diversas artistas que praticam o pole dance criticaram a medida, que caracterizaram como censura e uma tentativa de “coagir mulheres que defendem a liberação do corpo feminino”, já que a maioria esmagadora de praticantes da arte são mulheres.