Detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) receberam, na manhã desta terça-feira (10/11), a continuidade da campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo. A ação acontece por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a empresa cogestora da unidade, Reviver Administração Prisional.

A ação tem por objetivo imunizar todos os detentos da unidade para evitar possíveis contaminações por gripes e sarampo. Na ocasião, foram imunizados também novos internos que adentraram à unidade depois de abril, mês onde ocorreu a primeira fase de vacinação.

Na manhã de hoje, foram administradas, nos internos, 600 doses das vacinas, sendo 300 contra a influenza e 300 contra o sarampo. A ação se estenderá até esta quarta (11/11), com a aplicação de mais 600 doses, totalizando 1200.

Presente na ação, o diretor do Compaj, Lucas Maceda, ressaltou a importância da imunização dos detentos. “A população carcerária, pelas condições onde elas habitam, acabam se tornando uma população frágil e a imunização age de encontro a isso. Nossa intenção é fortalecer e aumentar a imunidade deles contra os males que assolam a sociedade hoje”, disse.

A coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário do Amazonas (CSSPAM) da Seap, Alyne Botelho, destacou a importância da parceria com a Semsa, que permitiu a imunização dos internos e também ressaltou a importância da vacinação nas unidades. “A importância da vacinação é evitar possível contaminação por meio das síndromes gripais ou surtos de sarampo. Quero ressaltar a parceria com a Semsa que, por meio do programa nacional de imunização, tem nos dado o apoio e suporte necessários para o sucesso da campanha”, disse.

Além do Compaj, a campanha de vacinação ainda se estenderá pelas demais unidades do sistema prisional da capital.

Artigo anteriorCNJ cria observatório de meio ambiente focado em proteção da Amazônia
Próximo artigoPlataforma detecta várias contas brasileiras no Twitter espalhando desinformação sobre a eleição americana