O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou a doação de 300 paletes de madeira, totalizando 12 m³, para a Defesa Civil do Amazonas e a Defesa Civil de Manaus. A madeira foi apreendida durante uma fiscalização no município de Manacapuru, em uma ação que combate o desmatamento e a comercialização irregular de produtos florestais.

Apreensão em Manacapuru

A apreensão ocorreu na noite de terça-feira (03/02), quando uma equipe do Ipaam abordou um caminhão transportando os paletes sem o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para o transporte de produtos florestais. O veículo também foi apreendido. A investigação apontou que a madeira estava sendo “esquentada” com notas fiscais frias.

Destinação Socialmente Adequada

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da ação para o combate ao desmatamento e a destinação social do material apreendido. “Estamos dando um destino correto a esse material, que passa a servir à população”, afirmou.

Distribuição do Material

Dos 300 paletes, 250 foram destinados à Defesa Civil do Amazonas, que também ficou responsável pela guarda do caminhão apreendido. O material será usado para acondicionar e organizar itens de ajuda humanitária.

Outros 50 paletes foram repassados à Defesa Civil de Manaus, auxiliando na organização de insumos para ações humanitárias.

Multa e Embargo

A empresa responsável pelo transporte irregular foi multada em R$ 3,6 mil e será embargada por reincidência. Os valores das multas são destinados ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).

A empresa tem 20 dias para apresentar defesa administrativa ou efetuar o pagamento da multa.

Para denúncias ambientais, o contato da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) do Ipaam é (92) 98557-9454 (WhatsApp).

Com informações da assessoria

Artigo anteriorLaringes eletrônicas devolvem a voz a pacientes com câncer de laringe na FCecon
Próximo artigoWorkshop no Amazonas planeja combate ao desmatamento e queimadas para 2026 com órgãos estaduais e federais