BRASIL – Socióloga e militante do PT desde 1983, a paranaense Rosângela Lula da Silva, a Janja, de 56 anos, pretende manter, quando seu marido assumir a Presidência da República, o protagonismo que assumiu desde a campanha, quando ajudou na coordenação política e na estratégia de comunicação de Lula.

Em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, na noite deste domingo (13), ela disse que quer “ressignificar o conteúdo” do que é ser uma primeira-dama, garantiu que vai estar ao lado do marido em compromissos de trabalho e revelou qual papel vê para si na futura administração.

Em uma conversa que passou por assuntos como a formação política dela, a aproximação com Lula e a dificuldade de um namoro a distância após o petista ficar mais de um ano na prisão, Janja disse que se vê fazendo a ponte entre o governo do marido e anseios da população. Uma “articulação com a sociedade civil”, foi como ela definiu a atuação.

A futura primeira-dama também falou sobre a importância de trabalhar contra o ódio político e a polarização que marcou a campanha. “As instituições da sociedade civil tem o papel de fazer também esse diálogo com pessoas que não votaram na gente”, avaliou ela.

Perguntada pelas apresentadoras do Fantástico sobre os compromissos que quer cumprir com a população brasileira, Janja disse que vai trabalhar para estimular soluções em temas que carrega em sua história: combater a violência contra as mulheres, a falta de alimentação e o racismo.

Se dizendo uma pessoa “propositiva”, e “que vai e faz”, Janja também adiantou “[Lula] sair para trabalhar e eu ficar em casa… Isso vai ser difícil acontecer”, antecipando que seguirá enfrentando críticas nas quais vê ao menos “um pouquinho” de machismo.

“Houve machismo [ em críticas feitas ao longo da campanha] porque a figura do Lula talvez se bastasse e hoje tem uma mulher com ele que soma algumas coisas. Se só se olhava para ele, hoje tem uma soma, que sou eu”, completou.

Artigo anteriorCarta da Amazônia será lançada na COP27 na presença de Lula
Próximo artigoRuivinha de Marte manda Deolane ir ‘se f$%#@’ após provocação; confira