Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, fica “horrorizada” quando vê fotos do governo nas quais aparecem apenas homens nas imagens. A fala aconteceu em uma entrevista concedida nesta terça-feira (23) à Rádio Metrópole, da Bahia.

– Me cobra, você não tem noção. Quando o Stuckinha [fotógrafo Ricardo Stuckert] tira uma foto minha e só tem homem. Quando ela vê a foto, fica horrorizada [e diz:] “você não tinha mulher para colocar na foto? Por que só homem, só homem, só homem?”. E, às vezes, a maioria é homem mesmo, fazer o quê? – disse Lula.

A cobrança de Janja, no entanto, parece não surtir efeito prático no governo. Em outubro, Lula recebeu críticas por derrubar a terceira mulher de sua gestão e entregar o cargo a um homem. Rita Serrano perdeu o comando da Caixa Econômica porque o presidente aceitou ceder ao apetite do Centrão. Pelo mesmo motivo, ele tirou Daniela Carneiro, do Turismo, e Ana Moser, do Esporte.

Quando foi eleito, Lula havia prometido dar mais equilíbrio de gênero no governo, mas anunciou o primeiro escalão com apenas 11 mulheres – nem a metade da Esplanada, composta por 37 ministérios no início da gestão. Agora, a gestão tem 38 pastas, com a criação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, para abrigar Márcio França.

O presidente também foi cobrado a indicar uma mulher para duas vagas que abriram no Supremo Tribunal Federal (STF), mas não cedeu aos apelos, indicando dois homens: Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Fonte: Pleno News

Artigo anteriorSolucionar o caso Marielle Franco é dever do Estado, diz ministra Anielle
Próximo artigoAcusado de mandar matar Marielle Franco fez campanha para Dilma Rousseff