Manaus – Enquanto um grupo considerável de professores se manifesta debaixo de sol e de chuva para garantia de melhorias para classe, diversos trabalhadores da educação voltaram a se sentir ‘lesados’ ao presenciarem a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) cantando ao lado de “Joelma” em plena tribuna da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), na última segunda-feira (22).

O vídeo publicado nas redes sociais da deputada causou comentários negativos entre o próprio eleitorado da parlamentar. “Enquanto isso ninguém fala sobre a greve dos professores“, disse um seguidor. “Vá trabalhar deputada, ALEAM não é palco“, disse outro.

Além da classe da educação, usuários do transporte público também repreenderam a atitude da parlamentar: “Pra fazer algo pela população tá difícil né, preço da passagem com valor abusivo e nada dos nossos representantes“, disse um internauta.

Diversas pautas em Manaus precisam ser debatidas, como o acordo com os professores da rede pública, melhores condições de saneamento básico e segurança pública, além dos problemas de infraestrutura e saúde. Com todos esses pontos apresentados para garantir melhorias para o Amazonas, a deputada preferiu organizar uma mega cerimônia para garantir que a cantora Joelma da Silva Mendes garantisse o título de cidadã amazonense.

Parece até brincadeira, mas até uma única capivara consegue ter mais voz do que inúmeros profissionais da educação que só estão pedindo uma coisa; o direito básico aos direitos de trabalho. Infelizmente temos que aceitar nossa realidade, agora a deputada blogueira está lá cantando Joelma enquanto nós ficamos aqui de mãos atadas“, disse uma pedagoga que preferiu não ser identificada.

A greve começou na quarta-feira (17/05), com professores reivindicando 25% de reajuste salarial, cumprimento das progressões horizontais e verticais, reajuste do vale-alimentação e auxílio-localidade. Enquanto um comum acordo entre todas as partes envolvidas não for feito, escolas da rede pública continuarão sendo prejudicadas pelas consequências da greve.

Durante manifestação na ALE-AM, um dos professores estava com um crachá em referência à capivara “Filó”, como forma de criticar todo desdobramento político que foi feito contra o IBAMA, que é um órgão federal, para que o influencer Agenor Tupinambá tivesse de volta o animal silvestre, o que é proibido por lei.

Vale ressaltar que Joana publicou um vídeo chorando pedindo para que alguém ajudasse a “Filó”, chegando até mesmo a ser acusada de querer se promover politicamente através de assuntos que estão em “alta”. Enquanto tudo isso ocorre, a deputada usa de seu espaço na tribuna para cantar e dançar com Joelma.

 

 

Artigo anteriorGripe aviária leva Brasil a decretar emergência zoossanitária em todo o território nacional
Próximo artigoAlexandre de Moraes determina cumprimento imediato da pena de Daniel Silveira em regime fechado