
Circula nas redes sociais uma imagem que ganhou força após o ataque dos Estados Unidos à Venezuela, neste sábado (3), e a captura do ditador Nicolás Maduro. As publicações afirmam que um telejornal chileno teria confundido o venezuelano com o apresentador brasileiro Ratinho ao exibir fotos de líderes internacionais. A informação, porém, é falsa.
O conteúdo é resultado de uma montagem. O frame original foi exibido em 24 de fevereiro de 2024, no Meganoticias, telejornal do Chile, durante uma reportagem sobre países alinhados à Rússia e à Ucrânia no conflito iniciado em 2022.
Na versão adulterada, a imagem de Maduro foi substituída pela de Ratinho, enquanto o presidente chinês, Xi Jinping, aparece editado como o personagem Ursinho Pooh.
Na transmissão verdadeira, o telejornal exibiu corretamente as fotos de Xi Jinping e Nicolás Maduro, ao lado de Ebrahim Raisi, então presidente do Irã, e Alexander Lukashenko, presidente de Belarus.
Mesmo sendo falsa, a montagem se espalhou rapidamente e levou muitos internautas a acreditarem que se tratava de um erro real da emissora chilena, gerando comentários irônicos e preocupados nas redes.


