Comentaristas da GloboNews afirmaram, nesta segunda-feira (26), durante o programa Estúdio I, que o Supremo Tribunal Federal enfrenta um momento de desgaste institucional, com possíveis impactos sobre a credibilidade da Corte e reflexos no cenário político.

O jornalista Merval Pereira avaliou que a situação tende a se intensificar e que os ministros precisam se preparar para um período de maior pressão. Segundo ele, o surgimento de novos fatos e eventuais delações pode manter o tema em evidência, prolongando a crise. Merval também destacou que, por se tratar de um ano eleitoral, a discussão sobre impeachment de ministros pode ser explorada nas campanhas, com respaldo de parte da opinião pública, interessada em esclarecimentos sobre responsabilidades e posições adotadas no caso Banco Master.

A comentarista Andréia Sadi concordou com a análise e afirmou que a pauta do impeachment de ministros do STF deixou de ser restrita a grupos mais ideológicos, passando a alcançar um espectro político mais amplo.

Já Octavio Guedes chamou atenção para declarações públicas do ministro Gilmar Mendes sobre o caso, observando que a Lei Orgânica da Magistratura impõe restrições a esse tipo de manifestação por parte de integrantes do Judiciário.

Artigo anteriorEm delírio, Adélio, que esfaqueou Bolsonaro, diz que pretende disputar eleições com William Bonner
Próximo artigoApós abandonar colega em montanha, amazonense Thayane Smith é flagrada em canoa, levantando suspeitas de fuga