Jornalistas de várias partes do Brasil se encontraram na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 20 de Julho. Iniciou-se o Estágio de Preparação de Jornalistas em Área de Conflito, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

O Estágio é para preparação de profissionais da mídia para suas funções em ambientes adversos.

Ensinando a fazer coberturas jornalísticas em área de conflito.

Os jornalistas tiveram instruções teorias e práticas, técnicas de deslocamento sobre tiroteio, uso de equipamento de sobrevivência e conhecimento sobre munições fizeram parte dessa preparação.

Em aulas práticas, sob sol intenso, os repórteres aprenderam como acompanhar as forças da Missão de Paz. O treino incluiu uma simulação de tomada de território e resgate de refém.

“Em 16 anos de jornalismo na minha vida profissional, esse foi um dos momentos mais importantes. Enquanto civis nós estamos muito distante de conhecer as forças armadas. Então, eu estou muito surpresa com tudo que eu vivi nesse últimos dias. Superou todas as minhas expectativas. Aprende na prática a realidade de cobrir um conflito. E se diz preparada para ir numa guerra. Com experiência e tempo vai se adaptando”. Diz Yaskara Calvante. Uma das participantes do curso. Jornalista.

Com instruções de profissionais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o grupo aprendeu a teoria e a prática de primeiros socorros e combate à incêndios.

“Esse treinamento é importante pois, assim como a gente, vocês jornalistas também arriscam a vida pelo trabalho”, disse a subtenente dos Bombeiros Adriana Porphírio.

Em situações de conflito, armas químicas podem ser utilizadas pelas forças. Sendo assim, técnicas de resistência aos ataques foram ensinadas pelos militares do CCOPAB. Um dos treinamentos envolveu a exposição ao gás lacrimogêneo.

O grupo acredita que, por meio dos conhecimentos adquiridos, será possível fazer uma cobertura de qualidade, com o mínimo possível de exposição aos riscos.

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) é uma organização militar brasileira voltada para a preparação de tropas e de civis que podem atuar em missões de paz brasileira.

Texto: Lauren Bernado

Artigo anteriorTCE inicia 2ª etapa de inspeções em 37 municípios do interior
Próximo artigoVictor e Léo se separam por tempo indeterminado após 26 anos de carreira