Mundo – A estadunidense Loren Montefusco, de 22 anos, vive com uma condição bastante rara chamada urticária aquagênica, popularmente conhecida como alergia à água. A jovem sente coceira e irritação na pele sempre que entra em contato com H20. Por conta disso, teve que achar alternativas para se banhar.

A moça contou que a coceira é muito forte quando entra em contato com menor a quantidade de água, até mesmo com as gotas de suor que libera. “Parece que a coceira está bem abaixo da superfície da minha pele. Eu tento ao máximo não coçar, mas não consigo evitar”, disse ela à agência Caters News sobre a sensação, que tende a ser aliviada quando a água é seca da pele.

A urticária aquagênica consiste em uma reação alérgica à água. Mais preponderante em mulheres do que em homens, a condição pode se manifestar com diferentes níveis de gravidade. Os sintomas mais comuns são coceira, manchas vermelhas e irritação na pele, mas alguns pacientes podem chegar a ter choques anafiláticos devido ao contato com a água.

“Evito ao máximo tomar banho, acho nojento tentar não tomar banho, mas tive sorte de encontrar um grupo nas redes sociais de outras pessoas que também se recusam a tomar banho. Isso me faz sentir menos nojento. Tentei me lavar com um pano e água, mas ainda usa água e causa uma reação alérgica, então geralmente tenho que usar lenços umedecidos”, relatou Loren.

A urticária aquagênica acomete 1 a cada 230 milhões de pessoas. A doença ainda não é muito conhecida pela ciência. Alguns tratamentos utilizados em pacientes envolvem o uso de anti-histamínicos, cremes específicos, luz ultravioleta e esteroides.

Fonte: Contigo

Artigo anteriorHomem é detido com uma faca em feira onde ex-presidente Jair Bolsonaro estava
Próximo artigoVÍDEO: Após surto, jovem manauara coloca fogo no próprio apartamento em Londres e deixa mais de 10 pessoas hospitalizadas