Manaus – É realizada em Manaus a campanha Julho Amarelo, que orienta a população sobre as hepatites virais. Nesta sexta-feira (22) uma ação foi realizada pelo Distrito de Saúde Oeste no Balneário Sesc, com oferta de restes rápidos para o diagnóstico de hepatite B e C, e ações de educação em Saúde, abordando formas de prevenção à doença.

As hepatites virais podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. A hepatite A é transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável ou por alimentos ou água contaminados.

Os tipos B, C e D são as formas mais graves, tendo transmissão por relação sexual desprotegida, por transfusão sanguínea e derivados do sangue contaminado, pelo compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes.

O teste rápido para hepatite B e C é disponibilizado em 193 unidades de saúde da rede municipal. O principal diferencial é que o exame permite obter o resultado em 30 minutos, sem necessidade de encaminhamento médico, a partir de análise da gota de sangue retirada da ponta do dedo do paciente.

Dados do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan/Ministério da Saúde) mostram que 70 casos de hepatite foram notificados neste ano em Manaus, sendo 40 de hepatite B e 29 casos de hepatite C. No ano passado, foram notificados 366 novos casos da doença, com 200 casos do tipo B e 146 do tipo C.

Artigo anteriorBlogueira denuncia All Night Pub por aumentar preço da comanda de consumo de clientes bêbados; veja
Próximo artigoSaiba como caucular a distribuição do lucro do FGTS