
O Lanús conquistou neste sábado seu segundo título da Copa Sul-Americana ao derrotar o Atlético-MG por 5 a 4 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, em Assunção (Paraguai). O clube argentino volta a levantar a taça 12 anos após o título de 2013.
O Atlético-MG deixou escapar a chance do título inédito e da vaga na Libertadores de 2026. A decisão foi para a sétima série de cobranças, quando o goleiro Losada defendeu o pênalti de Vitor Hugo e garantiu o bicampeonato do Lanús.
Com a conquista, o Lanús assegura presença na Libertadores do próximo ano e leva R$ 54,3 milhões de premiação. O Galo, vice-campeão, receberá R$ 30,5 milhões.
O time mineiro ainda teve oportunidades claras na prorrogação. Caio Paulista chutou para fora aos 8 minutos, e, logo depois, Rony e Biel pararam em boas defesas de Losada. No fim do segundo tempo extra, Biel voltou a assustar, mas novamente o goleiro argentino salvou.
Nos pênaltis, Everson defendeu a cobrança de Walter Bou, mas Hulk devolveu a igualdade ao bater no meio e facilitar a defesa de Losada. Depois, Izquierdo e Marcich marcaram para o Lanús, enquanto Scarpa e Igor Gomes converteram para o Atlético, mantendo o duelo equilibrado até a decisão final.


