
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva registra sua pior avaliação desde agosto de 2023, conforme pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta terça-feira, 19. Apenas 9% dos entrevistados consideram seu governo ótimo e 19,8% o avaliam como bom, totalizando 28,8% de avaliação positiva. Esse é o índice mais baixo desde que o levantamento começou, com uma queda significativa desde agosto de 2023, quando 40% classificavam o governo como bom ou ótimo.
A avaliação negativa subiu consideravelmente: 9,2% consideram o governo ruim e 35,8% o classificam como péssimo, totalizando 45% de desaprovação. A desaprovação também cresceu nesta última pesquisa, passando de 50,4% para 55%. Em agosto de 2023, a desaprovação era de 40,1%. A aprovação, por sua vez, caiu de 46,1% em janeiro para 42% nesta pesquisa.
Por região, a maior desaprovação a Lula é no Sul, com 64,8%. Em seguida, estão o Norte e Centro-Oeste (59,4%), Sudeste (58,5%) e Nordeste (42%), a única região onde a aprovação ainda supera a reprovação.
Veja: