Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu aposentadoria ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira, 6.

Na publicação, assinada por Lula e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, consta que a aposentadoria do magistrado será concedida a partir próximo dia 11 de abril, dia em que Lewandowski comunicou que vai deixar a Corte. O ministro foi indicado por Lula no ano de 2006 para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Carlos Velloso.

Depois da aposentadoria do ministro, o petista vai estar livre para definir o substituto de Lewandowski. Atualmente, o sucessor mais provável do magistrado é o advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin.

Recentemente, o petista admitiu a possibilidade de indicar o defensor para ocupar a vaga a ser deixada pelo ministro.

“Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado”, disse Lula em entrevista no dia 2 de março. “Tecnicamente, ele cresceu de forma extraordinária. É meu amigo, meu companheiro, como outros são meus companheiros.”

Na entrevista, Lula disse ainda que nunca pediu favor a nenhum ministro do Supremo. “Não foram indicados para me fazer favor ou me proteger”, afirmou o petista, que foi beneficiado em decisões da Corte.

Fonte: Revista Oeste

Artigo anteriorMinistro Dino instaura inquérito para investigar células neonazistas no Brasil após massacre de Blumenau
Próximo artigoEmpresários de Manaus sofrem enorme prejuízo após casa alugada em Miami ser arrombada