O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o atual patamar da Selic durante entrevista ao Fantástico, neste domingo (15), logo após receber alta do Hospital Sírio-Libanês.

— A única coisa errada neste país é a taxa de juros, que está acima de 12% — afirmou o presidente, reiterando que não há justificativa para a Selic estar nesse nível, já que, segundo ele, a inflação segue “totalmente controlada”.

Lula responsabilizou as autoridades monetárias pela situação:
— A irresponsabilidade é de quem aumenta a taxa de juros, e não do governo federal, mas vamos cuidar disso.

Em resposta às críticas do mercado financeiro sobre a gestão dos gastos públicos, o presidente defendeu a responsabilidade fiscal do governo:
— Ninguém neste país tem mais responsabilidade fiscal do que eu. Entreguei o Brasil em ótimas condições [nos mandatos anteriores] e vou fazer isso de novo.

Lula destacou que o plano de corte de gastos já foi enviado ao Congresso e reforçou a soberania do Legislativo para fazer alterações no texto. O pacote de medidas tramita na Câmara e no Senado, com expectativa de deliberação nesta semana, antes do recesso parlamentar.

Ao abordar a reforma tributária, o presidente afastou a ideia de criação de novos impostos:
— Se o Brasil arrecadar corretamente os tributos já existentes, isso será suficiente para cuidar das coisas.

Por fim, Lula afirmou que os resultados das ações do governo serão percebidos nos próximos dois anos, garantindo que as metas planejadas até o momento foram cumpridas.
— 2025 e 2026 serão anos de colheita, e as coisas vão acontecer no Brasil — concluiu.

Artigo anteriorFama subiu à cabeça? Jeniffer Castro, a mulher do avião, fatura alto após viralizar na web
Próximo artigoEx-BBB Isabelle Nogueira e Erika Schneider gravam novo programa de TV de Lucas Guimarães em Manaus