O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), e decretou luto oficial de sete dias em todo o país. Em nota, Lula destacou a trajetória do pontífice e afirmou que a humanidade perde uma voz de respeito, acolhimento e solidariedade.

“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”, diz o decreto presidencial.

Na nota de pesar, Lula ressaltou as qualidades do papa, como a defesa da paz, da justiça social e do combate às desigualdades. Ele também lembrou a atuação do pontífice em prol do meio ambiente, dos pobres, refugiados e vítimas de guerras e preconceitos.

“O Papa Francisco viveu e propagou o amor, a tolerância e a solidariedade. Com coragem e empatia, levou ao Vaticano temas como a crise climática e criticou modelos econômicos geradores de desigualdade. Sempre esteve ao lado dos que mais precisam”, afirmou Lula.

O presidente recordou ainda os encontros que teve com o papa, ao lado da primeira-dama Janja, e disse que compartilhou com ele ideais de paz, igualdade e justiça.

“Que Deus conforte todos os que sofrem a dor dessa enorme perda. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu.

Lula e Francisco se reuniram em junho do ano passado, durante visita oficial do presidente à Itália. Na ocasião, discutiram temas como fome, paz mundial e enfrentamento às desigualdades.

Artigo anteriorÚltimo dia do super feriado lembra execução de Tiradentes em 1792
Próximo artigoMídia italiana aponta AVC grave como causa da morte do papa Francisco