Brasil – Pesquisa Latam Pulse divulgada pela AtlasIntel e Bloomberg nesta quarta-feira (17) aponta que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em alta.

Segundo o levantamento, Lula é aprovado por 50,8% da população e desaprovado por 48,3%. Trata-se da primeira vez em 2025 que a aprovação de Lula supera a desaprovação.

Há um mês, em agosto, o cenário era oposto: a desaprovação era 51% e a aprovação 47,9%. Veja abaixo a série temporal:

A tendência de melhora da popularidade de Lula é constatada também pelos índices de avaliação do governo medidos pela pesquisa AtlasIntel.

48% afirmam considerar o governo Lula “ruim ou péssimo”, enquanto 46,2% avaliam como “ótimo ou bom”. Apesar da avaliação negativa superar a positiva, o índice daqueles que consideram o governo regular é de 5,8%. Isto é, a maioria da população não avalia o governo como ruim ou péssimo.

Além disso, a análise da série temporal mostra que a avaliação negativa do governo vem caindo, enquanto a positiva vem subindo. Na última rodada, de agosto, aqueles que consideravam o governo ruim ou péssimo eram 51,2% e, agora, este índice caiu para 48%. Já a avaliação positiva subiu de 43,7% para 46,2%.

Lula é o político que tem a melhor imagem

Outro dado que confirma a popularidade em alta de Lula é o de que o presidente tem o maior índice de imagem positiva, segundo a pesquisa AtlasIntel, entre todos os principais líderes políticos do país.

De acordo com o estudo, 49% dos entrevistados têm uma imagem positiva de Lula. Todos os outros nomes, que vão de Nikolas Ferreira (PL-MG) a Jair Bolsonaro, passando por Fernando Haddad, Simone Tebet, Tarcísio Gomes de Freitas, entre outros, não superam os 45% de imagem positiva.

A pesquisa AtlasIntel também simulou cenários na disputa à presidência em 2026 e Lula lidera em todos eles, contra todos os possíveis candidatos, tanto em primeiro quanto em segundo turno.

Em um primeiro turno hipotético com Jair Bolsonaro, que está inelegível e será preso por tentativa de golpe de Estado, Lula aparece na liderança com 48,1% das intenções de voto, contra 42,1% do ex-presidente.

Em outra simulação, desta vez com o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) como o candidato da extrema direita, Lula também venceria com facilidade, segundo a AtlasIntel. O presidente chega a 48,2% das intenções de voto, enquanto Tarcísio não passa dos 30,4%;

Em um cenário com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e governadores de direita – Romeu Zema (Minas Gerais), Ratinho Jr (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás), Lula também supera todos e marca 50,2% das intenções de voto.

Dados da pesquisa

O levantamento Latam Pulse da AtlasIntel e Bloomberg contou com 7.291 entrevistas, através de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), feitas entre os dias 10 e 14 de setembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Artigo anteriorPresidente Roberto Cidade conduz aprovação de pacote econômico que prevê a regularização de débitos com descontos de até 95%
Próximo artigoPEC da Blindagem não passa no Senado “de jeito nenhum”, diz presidente da CCJ