Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (2), que a COP 30, a ser realizada em novembro na capital do Pará, não será a “COP do luxo” e que, durante os dias de conferência, não irá se hospedar em hotéis. “Vou dormir num barco”, disse o mandatário.

“É preciso mostrar pro mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo, é a COP da verdade”, disse o presidente durante agenda na Orla de Breves, no Pará, onde ele inaugurou duas unidades de ensino fundamental: a escola São Sebastião Rio Limão do Japichaua, na zona rural de Breves, e a escola Francisco Chagas da Costa, em Melgaço.

“Eu quero saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática. Eu quero saber se o Trump, Xi Jinping, Macron, estão preocupados em resolver o problema da situação climática, porque pra que a gente mantenha nossas florestas em pé, é preciso que eles, que poluíram o mundo há muito mais tempo que nós, resolvam pagar pra que a gente possa dar qualidade de vida pro povo da Amazônia”, continuou o petista.

Lula já convidou Donald Trump, presidente dos Estados Unidios, Xi Jinping, presidente da China e Emmanuel Macron, presidente da França, para estarem presentes na COP 30. Dentre eles, até o momento, somente o líder francês confirmou presença.

O presidente Lula destacou ainda que os líderes mundiais precisam saber “como é que a gente vive”.

“Eles precisam saber como é que a gente vive. Eu falei pra Janja que eu não vou nem pra hotel, vou dormir num barco”, disse.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima vai acontecer em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano.

Visita às obras da COP

Ainda nesta quinta-feira (2), no Pará, Lula vai visitar as obras integradas para a realização da COP30, em que deve ser acompanhado pelo ministro do Turismo Celso Sabino, que já anunciou a saída do cargo após um ultimado do partido União Brasil, o qual ele é filiado.

O petista também irá conhecer as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto Una, no bairro Telégrafo e, posteriormente, participar de uma cerimônia de Anúncios de Investimentos em Drenagem e Inauguração do Parque Linear da Nova Doca.

Na sexta-feira (3), pela manhã, Lula visita as obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União. Depois, confere as obras do Porto Futuro II, complexo cultural e de lazer em fase de conclusão.

Artigo anterior”Vitória do trabalhador”, diz Capitão Alberto Neto sobre isenção do IR
Próximo artigoCarlos Bolsonaro dá chilique nas redes após nova decisão de Moraes contra seu pai